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Banca de DEFESA: KRICHIMA TORRES HONORATO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KRICHIMA TORRES HONORATO
DATA: 21/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Prédio da Educação (DPE/DED) - Plataforma Google Meet
TÍTULO:

REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA REDE DE ENSINO ESTADUAL DE MINAS GERAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação diagnóstica; Avaliação externa; Políticas públicas de avaliação.


PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A avaliação diagnóstica é um processo de coleta e análise de dados sobre os conhecimentos, habilidades e competências dos alunos, realizado no início do período letivo, com objetivo de identificar as forças e as necessidades de aprendizagem dos estudantes, permitindo que os educadores adaptem suas abordagens pedagógicas para melhor atender às particularidades de cada aluno. A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar a política de avaliação diagnóstica desenvolvida pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais a partir da percepção de professores de uma escola do sul do estado de Minas Gerais. O referencial teórico se fundamenta nas produções de Jussara Hoffmann e Cipriano Carlos Luckesi, bem como de outros autores que discutem a avaliação como um ciclo dinâmico, cuja função diagnóstica é um dos seus momentos. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, que terá como instrumento inicial de coleta de dados um questionário e após a análise dos mesmos serão realizadas entrevistas semiestruturadas, que terá como sujeitos os professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Após a coleta dos dados, para a análise e interpretação será utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram a complexidade do tema avaliação diagnóstica no dia a dia dos professores, destacando a necessidade de muito estudo e reflexão sobre o tema. Embora seja uma prática importante no contexto educacional, a familiaridade e a compreensão variam entre os profissionais, dependendo de fatores como formação, experiência, acesso a capacitações e políticas da rede de ensino em que atuam. Assim, consideramos que a interferência ou não da avaliação diagnóstica na prática docente está diretamente ligada ao conhecimento sobre esse processo que buscar contribuir para a melhoria do ensino. Em decorrência da pesquisa realizada, propõe-se como produto educacional a elaboração de um guia para consulta e análise pelos professores e demais interessados no tema de avaliação e que possa fornecer subsídios, para debates e aperfeiçoamento na área de avaliação, mais especificamente, na avaliação diagnóstica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - MARY ÂNGELA TEIXEIRA BRANDALISE - UEPG (Suplente)
Interno - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Suplente)
Externo à Instituição - CLÍCIA BÜHRER MARTINS - UEPG (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 12:06
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