ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA DENTRO DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Literatura, Ensino Médio, Ensino significativo, Didática, Currículo.
A pesquisa tem por objetivo investigar e delinear caminhos que possam contribuir para um ensino de literatura significativo, ou seja, que colabore para a formação humana a partir da leitura e ensino de literatura na educação básica, no nível médio. Para tanto, busca identificar a importância da literatura na escola, demarcando-a como direito essencial à vida humana, como também descreve e discute alguns caminhos teóricos e práticos do ensino de literatura. Em seguida, investiga a relação constitutiva de documentos oficiais, avaliações nacionais, algumas abordagens práticas e escolhas de materiais de ensino. Posteriormente, focando na realidade de escolas estaduais mineiras, analisa as concepções teóricas do Currículo Referência de Minas Gerais, os Planos de Curso e também dados coletados em escolas públicas estaduais, fazendo uma discussão entre os levantamentos bibliográficos, as diretrizes regionais e a amostra local. Propondo ao final uma sequência didática que sirva de referência para escolhas pedagógicas de professores quanto às transposições didáticas de textos literários como material de leitura e ensino. Assim, tendo como premissa que o ensino de literatura atual não atende as especificidades do objeto de conhecimento, conduzida na prática escolar por meio de uma pedagogia tradicional, que esvazia o texto literário da sua potencialidade formadora, qual seria o lugar da literatura no ensino médio? Como superar a perda da centralidade do texto literário nas salas de aula nesse nível de ensino? Como garantir que a literatura esteja na sala de aula com uma função formadora? E como aproveitar a força da palavra literária como lugar de identificação do leitor e do seu mundo? Nessa direção será feita uma pesquisa quali-quantitativa que percorrerá uma trilha iniciada com análise bibliográfica e seguida de uma pesquisa de campo baseando-se principalmente nas teorias de ensino de Teresa Colomer (2010;2020), Rildo Cosson (2006; 2020) e Maria Amélia Dalvi (2013, 2019, 2023a, 2023b, 2024a, 2024b) para que, ao perpassar o desenvolvimento teórico desses autores, seja possível apontar escolhas pedagógicas que possam atender as especificidades da literatura enquanto direito humano inalienável.