OS GÊNEROS DIGITAIS NA PERSPECTIVA TEÓRICA DA BNCC E SUAS EFETIVAS ABORDAGENS PRÁTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Gêneros Digitais; Base Nacional Comum Curricular; Livro Didático; Podcast.
A introdução das tecnologias digitais na sociedade contemporânea tem provocado mudanças significativas no modo como nos comunicamos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Essas transformações também afetam a educação, exigindo uma adaptação das práticas pedagógicas para atender às demandas da era digital. O ambiente digital no contexto escolar abre espaço para uma maior interação humana mediada pelos dispositivos eletrônicos e pela utilização da linguagem universal e compartilhada em todo o mundo. Isso transforma a experiência de aprendizado do aluno, inserindo-o como sujeito social tanto no contexto educacional quanto no mundo da tecnologia. Nesse sentido, apesar do reconhecimento da importância dos gêneros digitais, ainda há uma lacuna na implementação desses gêneros no ensino de Língua Portuguesa, especialmente nos livros didáticos. Estes desempenham um papel crucial na orientação das práticas pedagógicas dos professores, porém, nem sempre contemplam adequadamente os gêneros digitais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância do uso das tecnologias digitais e do ensino de Língua Portuguesa como elemento fundamental para a formação cidadã dos estudantes. Porém, a abordagem dos gêneros digitais nos livros didáticos ainda apresenta desafios e lacunas. Esta pesquisa, portanto, visa investigar a abordagem dos gêneros digitais nos livros didáticos de Língua Portuguesa do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, à luz da perspectiva teórica e da BNCC. O objetivo geral foi analisar como esses livros estão contemplando os gêneros digitais como instrumentos para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, oralidade e escuta dos estudantes. A metodologia é qualitativa e a pesquisa é documental. Como procedimentos metodológicos, foram analisados dois livros didáticos do 7º ano da rede estadual de um município do Sul de Minas Gerais. Os livros são de 2024, sendo os mais recentes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Enquanto resultados do estudo, constata-se que a BNCC enfatiza a necessidade de os estudantes desenvolverem uma postura crítica e ética em relação aos gêneros digitais, compreendendo seus usos, possibilidades e limitações. Além disso, incentiva a exploração de diferentes gêneros digitais em contextos diversos, valorizando a diversidade cultural e a pluralidade de letramentos. No entanto, a implementação efetiva desses gêneros digitais, nos livros didáticos analisados, ainda apresenta desafios. Dentre os principais, destaca-se a necessidade de aprofundamento crítico, para além das discussões de uso mais técnico que apareceram nos materiais analisados. Como resultado, em forma de produto educacional, tem-se a proposição de uma sequência didática para explorar o podcast, com o intuito de auxiliar professores que desejam trabalhar com gêneros digitais de forma crítica alinhando-se àquilo que preconiza a BNCC.