CONCEPÇÃO DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA BNCC E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
Documento curricular (BNCC); Educaçao Física escolar; Noções de Saúde; Proposta de Ensino.
A presente investigação pretende cotejar a noção (ou ausência dela) do conceito de saúde presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destinada ao ensino fundamental, no que se refere ao componente curricular Educação Física. A BNCC orienta as diretrizes curriculares no Brasil e apresenta a saúde como um tema transversal na Educação Física. No entanto, é fundamental compreender de que maneira esse conceito é efetivamente incorporado na prática pedagógica, além de examinar a progressão sugerida para os temas relacionados, como saúde e lazer, saúde e tecnologia, e saúde e vida ativa, nos anos finais do Ensino Fundamental. A Educação Física, enquanto componente curricular está inserida na área da saúde e tem o papel de ensinar as práticas corporais no contexto escolar. Dessa forma, esta pesquisa busca verificar a incidência e abordagem do tema saúde no documento curricular, analisando as perspectivas epistemológicas e os principais temas abordados. Trata-se de um estudo de natureza qualitativo e em termos de método empregará a Análise Documental como abordagem analítica, pois a mesma franqueia uma compreensão detalhada dos dados, considerando o contexto histórico e sociocultural dos documentos (Lüdke; André, 1986). Espera-se que os resultados obtidos contribuam para reflexões sobre a construção curricular e as práticas pedagógicas, promovendo um diálogo mais aprofundado entre as diretrizes educacionais e sua aplicação no cotidiano escolar.