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Banca de DEFESA: MARINETE APARECIDA JUNQUEIRA GUIMARÃES RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINETE APARECIDA JUNQUEIRA GUIMARÃES RIBEIRO
DATA: 24/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Defesa DPE/Plataforma Google Meet
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO BASEADO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA: O CASO DE UMA REDE MUNICIPAL DO SUL DE MINAS


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Escolar. Projeto Político Pedagógico. Gestão Democrática na escola.


PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que orienta a gestão escolar em termos de objetivos, estratégias e ações que visam à construção do conhecimento e à formação integral dos alunos. A Gestão Democrática, por sua vez, é um modelo de gestão escolar que envolve a participação de todos os membros da comunidade escolar na tomada de decisões e na construção de políticas educacionais. Essa gestão é um princípio fundamental para a promoção da qualidade da educação e do fortalecimento da participação e engajamento de toda a comunidade escolar. O presente trabalho objetiva descrever e analisar o processo de construção e implementação do PPP em uma rede municipal de ensino, bem  como a função e o papel do gestor escolar nesse processo. O referencial teórico abrange conceitos relacionados ao PPP, gestão democrática, participação e autonomia escolar a partir dos trabalhos de Ilma Passos Veiga, Celso Vasconcelos, Moacir Gadotti, Heloisa Lück, entre outros. A metodologia da pesquisa de abordagem qualitativa tem como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada com gestores e professores efetivos de sete escolas da rede municipal, profissionais esses que atuaram na mudança de administração municipal entre os anos de 2021-2024. As entrevistas têm como objetivo explorar as experiências, percepções e opiniões dos participantes acerca do processo de construção do  PPP na rede pesquisada.  Os resultados desta pesquisa evidenciam que os gestores, em parceria com a comunidade escolar, desempenharam um papel fundamental na mobilização e no envolvimento de todos na construção do PPP em suas respectivas unidades educacionais. Essa contribuição coletiva foi essencial para garantir a efetividade das ações propostas, reforçando a ideia de que o PPP deve ser construído e modificado de forma democrática e participativa, promovendo, assim, a melhoria contínua da qualidade de ensino.   Em decorrência da pesquisa será elaborado como Produto Educacional nomeado como “Guia para gestores escolares na elaboração do Projeto Político Pedagógico”, que visa orientar e auxiliar os gestores escolares no processo de elaboração de um PPP consistente, alinhado com as diretrizes educacionais e que contribua para a melhoria contínua da qualidade do ensino na escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - MARCO WANDERCIL DA SILVA - USCS (Membro)
Externo à Instituição - JOELMA DOS SANTOS BERNARDES - UFU (Suplente)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 13:25
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