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Banca de DEFESA: MARISA BUENO DE BELLIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARISA BUENO DE BELLIS
DATA: 26/02/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Via google meet
TÍTULO:

 

INDUÇÃO À DOCÊNCIA NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES



PALAVRAS-CHAVES:

Professor Iniciante. Alfabetização. Indução de Professores. Formação de Professores.


PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Este estudo teve como objetivo identificar os elementos facilitadores da inserção docente assistida por uma experiência de indução institucionalizada, bem como os enfrentamentos resistentes ou intangíveis à proposta desenvolvida, a partir da percepção de um grupo de 10 professoras iniciantes. O trabalho se inseriu como subprojeto de uma iniciativa coordenada de pesquisa sobre formação de professores, práticas de ensino e didática e se desenvolveu, especificamente, a partir da investigação acerca da indução de professores, delimitando como seu universo o ciclo da alfabetização. Referenciais teóricos revelaram lacunas de pesquisa referentes a experiências exitosas de indução e às necessidades de aprofundamento acerca da docência na área do ensino da linguagem escrita. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa de base empírica que considerou como procedimentos a revisão da literatura e a coleta de dados obtida em questionário e em grupos de discussão. O processamento dos dados obtidos foi tratado por triangulação mediante a Análise de Prosa. A análise dos dados evidenciou que o acolhimento, intencionalmente planejado, aos professores iniciantes foi determinante para o desenvolvimento das primeiras semanas de trabalho, sobretudo no enfrentamento das salas de aula; que as escolas que realizaram o acompanhamento sistemático dos profissionais apresentaram professores mais satisfeitos e emocionalmente mais sustentados; que o retorno circunstanciado (feedback) é crucial ao bem-estar do docente iniciante; que professores alfabetizadores se espelham em pares experientes; que a interação com as famílias compreende um conjunto de habilidades socioemocionais para as quais a aprendizagem do iniciante demanda tempo e experiência e que nos espaços aonde a indução não aconteceu de modo institucionalizado sobressaíram modalidades de assistência indireta, por afinidade. Como demandas emergentes, ressaltaram-se a inclusão, no tocante à uma didática de ensino que atenda aos estudantes com dificuldades de aprender e o impacto das mídias digitais no ensino e o tratamento dado a elas, assim como a elaboração de mecanismos que envolvam o ensino na perspectiva dos nativos digitais. Depreendeu-se dos resultados apresentados que o ensino no ciclo da alfabetização possui distintivos que interferem no processo de iniciação docente e que lhes são intervenientes de identidade, uma vez que a aprendizagem da leitura e da escrita está imersa na concepção de linguagem como elaboração cultural de alto valor social agregado. Nesse sentido, professores alfabetizadores iniciantes demandam acolhida e assistência institucional e formativa que lhes permitam desenvolver conhecimentos especializados produzidos coletivamente em espaços horizontalizados de formação em contexto, quando se pensa em uma educação qualificada e humanizadora.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA LUCIA MADSEN GOMBOEFF - PUC - SP (Suplente)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Membro)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Interno - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE - USCS (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 13:27
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