LINGUAGEM MATEMÁTICA E LÍNGUA MATERNA: APROXIMAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
letramento e alfabetização; matemática; língua materna; anos iniciais.
A pesquisa destaca a importância do desenvolvimento de habilidades de letramento em Língua Materna e Matemática para o pleno desenvolvimento dos estudantes. Ressalta-se que o letramento vai além da alfabetização, permeando todos os aspectos do ensino e aprendizagem e influenciando a compreensão do mundo em suas diversas manifestações culturais. Com base nos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) que indicam uma baixa proficiência dos estudantes brasileiros nessas áreas, evidencia-se a necessidade de ações efetivas para melhorar o ensino e aprendizagem e se reconhece a importância da interrelação entre Língua Materna e Matemática. Por conseguinte, na visão dos professores, o uso da Língua Materna como ferramenta de mediação no ensino de Matemática contribui para uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos? Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo analisar de que forma os professores compreendem esta aproximação do ensino da matemática do ensino da língua materna no processo de alfabetização e como essa aproximação pode promover a superação de dificuldades de aprendizagem. Como base teórica apoia-se nas discussões que relacionam a alfabetização em matemática e em língua materna como processos que se complementam apresentando características próximas na perspectiva do letramento. Busca-se como fundamentação teórica os estudos de Ole Skovsmose, Ocsana Danyluk, Cristiano Muniz, para aspectos concernentes ao letramento matemático e de Magda Soares, Telma Weisz, Luiz Carlos Cagliari, acerca da alfabetização e letramento em língua materna. Para tanto, assume-se uma pesquisa de campo de uma abordagem qualitativa, fundamentada em um estudo bibliográfico. Para a produção de dados utilizou-se de questionários via Google Forms e entrevistas com professores do Ensino Fundamental (anos iniciais) de escolas municipais de uma cidade da região do sudoeste de Minas Gerais. Para examinar as informações coletadas, empregou-se a técnica de análise de conteúdo, com base em Bardin (1977), a fim de buscar respostas para as indagações suscitadas pela pesquisa. Com esse estudo espera-se que os docentes percebam a importância de transformar conceitos e teorias em práticas pedagógicas significativas. Como produto educacional apresentará algumas propostas para implementar aulas que promovam um aprendizado efetivo e significativo, visando contribuir para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos, através da aplicação de uma oficina para professores de uma escola municipal.