LETRAMENTOS E PRÁTICAS DE LEITURA: A COMPREENSÃO DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS
leitura; letramentos; textos multissemióticos; compreensão leitora.
O ensino da leitura, na contemporaneidade, configura-se como processo desafiador, uma vez que os textos que circulam socialmente apresentam vários recursos semióticos (verbal, imagens estáticas ou não, sons, cores, entre outros) que contribuem para a construção do sentido. Esta pesquisa parte do pressuposto de que a leitura é uma habilidade a ser aprendida, e para que a aprendizagem ocorra, é preciso ensino explícito e sistematizado. Diante disso, a importância da escola nesse processo. Nesta perspectiva, este trabalho buscou responder o seguinte questionamento: como está sendo desenvolvido o trabalho com textos multissemióticos em sala de aula para que alunos do segundo ano do ensino fundamental Anos iniciais desenvolvam a compreensão leitora de textos multissemióticos? Os objetivos que orientam esta pesquisa são: (i) objetivo geral: investigar como as práticas de leitura de textos multissemióticos são desenvolvidas/trabalhadas em sala de aula para que alunos do segundo ano do ensino fundamental desenvolvam a compreensão leitora de textos que congregam várias semioses e (ii) objetivos específicos: a) apresentar um compilado teórico acerca das concepções de leitura; b) compreender o processo de aquisição da leitura e compreensão leitora no segundo ano do ensino fundamental; c) examinar como as práticas de leitura são desenvolvidas no segundo ano do ensino fundamental, em relação aos textos multissemióticos; d) avaliar qual nível de interpretação e compreensão leitora dos alunos do segundo ano do ensino fundamental, em relação aos textos multissemióticos; e) produzir um Produto Educacional direcionado para professores que contemple o trabalho com textos multissemióticos. Metodologicamente, esta pesquisa apresenta uma revisão bibliográfica, para embasar teoricamente o estudo e levantamento de dados primários coletados por meio de pesquisa de campo, através de atividades práticas desenvolvidas com os alunos do segundo ano do ensino fundamental, a fim de avaliar qual é o nível de compreensão que eles têm em relação aos textos multissemióticos. Também foram realizadas entrevistas com 3 professores do segundo ano do ensino fundamental, para entendimento de como é planejado e desenvolvido o trabalho com estes textos. Como produto educacional será apresentada uma proposta didática que contenha atividades voltadas para o trabalho com textos multissemióticos, buscando o fortalecimento da relação entre teoria e prática, considerando as condições reais da sala de aula. Como resultado desta pesquisa espera-se identificar práticas de leitura eficazes que colaborem para melhorar a compreensão leitora em relação aos textos multissemióticos, desenvolver práticas educacionais eficientes como subsídio para a implementação de medidas que busquem valorizar, promover, incentivar e fortalecer o ensino e práticas para a formação de leitores.