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Banca de DEFESA: WANDERSON SAMUEL MORAES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANDERSON SAMUEL MORAES DE SOUZA
DATA: 02/04/2025
HORA: 10:30
LOCAL: Google Meet - sala virtual
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NA PERSPECTIVA DE EGRESSOS DE UM CURSO A DISTÂNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia bilíngue. INES. Licenciatura. Recém-formados. Egressos


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo analisar, na perspectiva de egressos, o percurso formativo oferecido pelo curso de Pedagogia a distância dos treze polos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), investigando a percepção destes alunos em relação ao projeto pedagógico do curso, identificando os seus limites e as potencialidades. A questão que norteia esta pesquisa é: a partir da perspectiva de egressos, que aspectos foram indicados como significativos para o processo de formação profissional no âmbito do curso de Pedagogia à distância ofertado nos polos em parceria com o INES? Entendemos ser essencial investigar a formação desses egressos do curso e potenciais professores na perspectiva deles próprios. No ano 2021, foi sancionada a lei 14.191 que insere a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) como modalidade de ensino independente, prevendo ainda professores bilíngues com formação adequada em nível superior para atuação na educação básica. A proposição de uma educação bilíngue para surdos e seus desdobramentos ainda são fenômenos novos no Brasil. Há cerca de duas décadas apenas que essa nova concepção de educação de surdos vem sendo considerada no universo das políticas públicas brasileiras em virtude da pressão dos movimentos sociais e da crescente produção de pesquisas, sobretudo nas áreas da linguística, linguística aplicada e educação. A metodologia utilizada recai na pesquisa qualitativa, de abordagem
descritiva, utilizando a análise de questionários aplicados aos egressos do curso, levantando as suas percepções com relação à trajetória no curso de formação, a partir de suas vivências, bem como permite que eles manifestem sentimentos, opiniões e concepções a respeito dos limites e potencialidades percebidos. A análise
de conteúdos foi a estratégia utilizada para tratamento dos dados, a partir da construção de categorias de análises, tomando por base as respostas aos questionários e o referencial teórico da pesquisa. Por meio das análises e estudos levantados foi possível perceber que o Projeto do curso, assim como as disciplinas, contemplam o objetivo principal que é a formação do Pedagogo Bilíngue, trazendo a formação de caráter pedagógico e a especificidade para a Educação de Surdos, porém a principal característica, que diferencia o curso dos demais, a formação bilíngue, aparece como o ponto negativo mais citado pelos egressos, tanto pela pouca quantidade de contato, quanto pelo tempo destinado à disciplina. Por outro lado, a interação entre os alunos foi fator preponderante para que a boa formação fosse alcançada e que dentro da curricularização da extensão no curso a pouca ênfase na formação bilingue possa ser solucionada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - ERICA ALVES BARBOSA - DPE/FAELCH (Membro)
Externo à Instituição - ERICA ESCH MACHADO - INES (Membro)
Presidente - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Suplente)
Externo à Instituição - LENISE TEIXEIRA DE SOUSA - PUC - RJ (Suplente)
Externo à Instituição - RICARDO DE SOUZA JANOARIO - INES (Membro)
Notícia cadastrada em: 24/03/2025 10:20
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