Letramento literário; Contos; Círculos de leitura; estratégias de leitura.
De acordo com resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizado pela OCDE, 50% dos estudantes brasileiros estão no nível 1 de proficiência em leitura, que é o nível mais baixo em uma escala de 1 a 6. Se a escola e não outra instituição é a responsável pela leitura e escrita em nossa sociedade (Soares, 2003), portanto, investir na formação leitora deve ser prioridade do professor na sala de aula. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo almeja identificar como a leitura de contos pode contribuir na competência leitora e favorecer ações que promovam o letramento literário. Para isso, propõe-se uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, de cunho descritiva, a ser realizada nos oitavos anos do Ensino Fundamental, de uma escola da região metropolitana de Minas Gerais. Para procedimento de produção e dados, optou-se pela leitura de contos, seguidas de rodas de conversa, avaliação escrita e produções de textos em caráter de diagnóstico que contemplem as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades estão ancoradas nos modelos de círculos de leitura propostos por Rildo Cosson (2007, 2010, 2014, 2023) e Aidan Chambers (2023), e nas sequências didáticas que objetivam despertar o prazer e o interesse pela leitura no estudante e desenvolver habilidades nas produções de textos narrativos. O estudo baseia-se também nas considerações feitas por Graça Paulino (ano) acerca das possibilidades que a literatura apresenta ao leitor quando mediada pelo professor. O trabalho pretende verificar se a leitura de contos, através de atividades organizadas a partir dos círculos de leitura propostos por Rildo Cosson, possibilitará ao estudante a compreensão, interpretação e apreciação de textos literários, de modo a contribuir com a competência leitora e favorecer o letramento literário.