LOUSA DIGITAL NA ALFABETIZAÇÃO: A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA MEDIADA POR UM RECURSO MULTIMÍDIA
Alfabetização. Recurso Multimídia. Práticas Pedagógicas. Multiletramento. Lousa digital. Tecnologia digital.
Este trabalho tem como centralidade as discussões sobre as tecnologias digitais no contexto escolar, de modo específico em relação ao uso da lousa digital na alfabetização, enfatizando práticas acerca da leitura e da escrita mediada por um recurso multimidiático. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo as práticas pedagógicas desenvolvidas com a lousa digital no processo de alfabetização pelos profissionais docentes, com a finalidade de compreender a relevância de práticas pedagógicas diferenciadas, a partir do uso das tecnologias digitais, para a aprendizagem da leitura e da escrita. O estudo busca verificar quais mudanças ocorrem na prática docente com a inserção das tecnologias digitais; identificar as alterações nas práticas de ensino do quadro negro para a lousa digital, e de que modo são mais benéficas e favoráveis ao desenvolvimento escolar mais amplo e concreto. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, a partir do acompanhamento de atividades de leitura e escrita realizadas com o uso da lousa digital em turmas de alfabetização. Para fundamentar as discussões teóricas busca-se nos estudos de Soares (2018) sobre alfabetização; nos estudos de Coscarelli e Ribeiro (2011) sobre letramento digital e de Rojo (2012) sobre multiletramento, nos estudos de Nóvoa (2006) sobre formação docente. Os resultados deste trabalho, enfatizam o uso da lousa digital na alfabetização, no desenvolvimento da leitura e escrita nas práticas pedagógicas em sala de aula, orientando docentes em relação ao uso adequado deste recurso multimidiático. Desse modo elaboramos como produto educacional, resultado dessa pesquisa, uma oficina para os professores alfabetizadores que lecionam no 1º ano e 2º ano do ensino fundamental anos iniciais, com ênfase em recursos multimidiáticos de leitura e escrita.