Significado das aulas de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental para crianças com deficiência na região leste de Belo Horizonte.
Educação Física escolar; Crianças com Deficiência; Inclusão Educacional.
O presente estudo objetiva identificar, escutar, observar e perscrutar como as crianças com deficiência que participam das aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental de um município na região leste de Belo Horizonte, interpretam suas vivencias. De forma mais específica, pretende-se identificar o que elas sentem, aprendem, como relacionam-se com os conteúdos e percebem as estratégias que os professores utilizam para incluí-las (ou não) nas propostas pedagógicas. Inicialmente será estabelecido um contato com a escola de Ensino Fundamental – anos iniciais, com os professores de Educação Física atuantes e com as famílias das crianças, a fim de detalhar e explicar todos os objetivos e procedimentos adotados ao longo de todo o processo. Nesse sentido, iremos adotar uma abordagem qualitativa com o enfoque na pesquisa de campo, utilizando entrevistas semiestruturadas, observação participante e não participante com as crianças, por conseguinte, o tratamento do material empírico realizar-se-á por intermédio da análise temática. A perspectiva é compreender como essas crianças percebem e sentem a relação com o componente curricular Educação Física a partir da escuta, razão pela qual o estudo possui relevância, uma vez que o universo acadêmico realiza muitas pesquisas sobre criança, mas em nosso caso, estamos propondo fazer com elas. Tal partilha poderá auxiliar os docentes da área a refletirem sobre o processo mais amplo de inclusão escolar e compreender os significados do componente às crianças com deficiência. Como Produto Educacional, pretendemos elaborar e desenvolver um curso de formação continuada com os professores da rede pública a partir do estudo teórico e os resultados da pesquisa de campo.