CAUSAS E EFEITOS DO MAL-ESTAR DOCENTE EM PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE ESTADUAL DE SÃO JOÃO DEL REI-MG: ENFOQUE NOS ESTUDOS DE GÊNERO
Educação Física Escolar; mal-estar docente; gênero
Buscamos com essa pesquisa um entendimento mais abrangente e detalhado sobre como o mal-estar docente atinge (ou não) as professoras de Educação Física Escolar da rede pública do município de São João del Rei- MG, interferindo nas suas atividades profissionais , em especial, qual é o impacto das questões de gênero nesse cenário laboral e de vida. Os objetivos específicos foram organizados da seguinte forma: a) mapear, na rede estadual de ensino do município de São João del Rei, Minas Gerais, o número de docentes efetivos do sexo feminino que atuam no componente Educação Física que por algum motivo estão/ ou já se afastaram do seu labor por motivos de saúde; b) compreender a dinâmica de vida e trabalho dessas educadoras; c) identificar os principais desafios enfrentados por essas profissionais dentro e fora do contexto escolar e aprofundar análise nas que já pediram afastamento e/ou adoeceram; d) analisar as causas e os sintomas do mal-estar docente entre essas docentes por meio de uma abordagem empírica. Metodologicamente, buscaremos mapear, compreender, identificar, analisar quais as causas e como o mal-estar docente interfere nas atividades das profissionais de Educação Física Escolar considerando o marcador social de gênero. O material empírico será produzido por meio de entrevistas narrativas e a abordagem de interpretação e organização desse material se pautará na análise temática. Como Produto Educacional essa dissertação apresentará uma proposta de Curso de Formação Continuada, com aulas online e presencial para discutirmos questões do mal-estar docente nas atividades laborais e cotidianas das professoras de Educação Física. Os resultados esperados poderão informar políticas e práticas que visem melhorar o bem-estar e a eficácia das professoras envolvidas, beneficiando diretamente a qualidade do ensino e a formação dos/as estudantes.