ÉTICA E AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE PAULO FREIRE
Ética. Autonomia. Paulo Freire. Formação de Professores.
Esta pesquisa traz como centralidade a importância da ética na educação se dá, na medida em que a escola, como espaço formativo do indivíduo, trabalha a formação ética desenvolvendo valores como respeito, justiça, solidariedade e autonomia. O tema tem uma relevância social, cultural e política, pois se trata da formação dos sujeitos como cidadãos para novas gerações. A educação tem como tarefa a formação de sujeitos éticos e a construção de uma matriz de uma sociedade seguindo um projeto político. Os professores estão envolvidos, fazendo parte desta construção, no momento em que oferecem uma formação científica, tecnológica, conteudística, pragmática ou mesmo humanista. O que não podemos deixar de ter em mente é a nossa responsabilidade ética como educadores sob a ótica de Paulo Freire, considerando o papel da educação no inacabamento do ser humano em suas dimensões histórica, social, cultural e ética, como também na construção do sujeito ético através da conscientização, da problematização do mundo pelo diálogo tendo como base a solidariedade. Neste processo a atividade docente requer um papel reflexivo e ético para desenvolver com autonomia e responsabilidade o que lhe cabe desempenhar. Assim sendo, tem-se a seguinte questão problema: como o estudo da ética e a autonomia influenciam no processo de formação do professor? Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo investigar como o estudo da ética e da autonomia pode contribuir no processo formativo do professor, segundo a perspectiva de Paulo Freire. O presente trabalho constitui-se por uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, um estudo exploratório, de artigos científicos e livros, como referência as obras principais de Paulo Freire, utilizando como fonte de pesquisa bases de dados principalmente dos últimos cinco anos. Deste modo, organizou-se as discussões temáticas a partir de três artigos: a) a educação humanizadora e libertária de Paulo Freire; b) educação e ética a partir do pensamento freiriano, dando uma visão estendida de educação e ética com alguns autores; c) a realização de um produto educacional, através de uma oficina de reflexão temática, que se propôs a uma discussão sobre os componentes éticos na formação docente, a relação da ética e autonomia na prática docente, compondo um relato desta experiência na dissertação. O primeiro artigo tem como objetivo específico compreender como a educação humanista auxilia na leitura de mundo do indivíduo. O segundo artigo visa como objetivo específico discutir o papel da ética preconizada por Paulo Freire no contexto da educação. O terceiro artigo tem como objetivo apresentar as reflexões resultantes da oficina temática, com base nas contribuições da ética e da autonomia no processo formativo do professor realizada com os alunos da pós-graduação. A oficina compõe o produto educacional, como exigência do curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras. Por fim, que a educação libertadora e humanizadora permeie a prática educativa promovendo o desenvolvimento de sujeitos éticos e autônomos para a transformação de um mundo mais justo e equânime.