PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
Leitura, Letramento Literário, Práticas de linguagem.
A leitura é importante por possibilitar ao sujeito a aquisição de conhecimentos e a ampliação da linguagem, por estimular a criatividade e imaginação e por oportunizar a melhoria da capacidade analítica e crítica. Quando se trata da leitura literária, esses benefícios são potencializados, uma vez que ela vai além do simples entendimento do texto, envolvendo o leitor em uma jornada de descobertas emocionais e intelectuais que ampliam seu repertório cultural e suas habilidades de análise crítica. Assim, a leitura literária não apenas enriquece o vocabulário e a expressão, mas também desperta o pensamento crítico, a sensibilidade e a capacidade de interpretar o mundo de forma mais profunda e multifacetada. Neste sentido, esta dissertação busca socializar os resultados da pesquisa “Práticas de leitura literária no 5º ano do ensino fundamental – anos iniciais” sobre a investigação das práticas de leitura literária desenvolvidas na aula específica da biblioteca escolar, descrevendo as atividades, com o intuito de compreender sua eficácia na formação educacional dos discentes. O objetivo geral é analisar as práticas de leitura literária do 5º ano, tendo como objetivos específicos: elucidar as políticas públicas de incentivo a leitura no Brasil, a relevâncida da leitura no processo de ensino aprendizagem e a importância do letramento literário na formação do aluno a partir das práticas de leitura. Como referência teórica, essa pesquisa tem como base os estudos de Soares (2020) e de Cosson (2014). A escolha deste enfoque justifica-se na importância da leitura como formador de cidadãos críticos e letrados, desde as séries iniciais. É relevante discutirmos como essas práticas vem sendo direcionadas, certo que o avanço tecnológico tem tomado proporções enormes, e o livro em si tem se distanciado da rotina social. A pesquisa busca contribuir significativamente para o reconhecimento das práticas de leitura literária adotadas, em razão do momento atual em que os alunos estão inseridos, levando-se em consideração as obras literárias para cada faixa etária, as práticas de leitura promovidas e o planejamento. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória. Os dados serão gerados por meio de observação, registro de diário de campo e entrevistas semiestruturadas com o professor da biblioteca, do regente de sala e da direção pedagógica. Espera-se que essa pesquisa contribua significativamente no processo de leitura dos estudantes, ajudando os professores a identificar quais as práticas de leitura literária contribuem eficazmente no processo de ensino. O produto educacional em forma de sequência didática, aborda o gênero poema e pretende contribuir no planejamento dos docentes, oferecendo clareza sobre o assunto, com o objetivo de auxiliar em suas atividades.