USO DO FILME “UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA” EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE A PARTIR DE JÖRN RÜSEN
Didática da História; Análise fílmica; Atuação docente; Formação de professoras e professores
O uso de recursos audiovisuais no Ensino de História é cada vez mais comum nas escolas brasileiras. Porém tradicionalmente estes recursos são utilizados apenas para “ilustrar” o conteúdo explicado. Tal forma de uso limita as possiblidades que os materiais audiovisuais podem oferecer para a aprendizagem histórica. Este estudo propõe, portanto, oferecer aos professores do ensino básico uma possibilidade de uso de filmes em sala de aula. Para isso, a pesquisa, inicialmente, irá discorrer sobre os conceitos principais de Jörn Rüsen que podem contribuir para o Ensino de História. Principalmente, suas ideias de Consciência História, Narrativa Histórica e Tipologias de Constituição Histórica de Sentido. Estes conceitos permitem entender a perspectiva de Jörn Rüsen sobre a História e a Didática da História. O uso do material audiovisual, o filme "Uma História de Amor e Fúria" (2013) de Luiz Bolognesi, será analisado a partir da base teórica supracitada de Rüsen. O estudo propõe, assim, oferecer aos professores do ensino básico uma possibilidade de uso do filme em sala de aula. Esta orientação estará disponível no site “Um filme na História” desenvolvido como um “Produto Educacional”. A pesquisa será qualitativa, utilizando os conceitos de Jörn Rüsen para analisar o filme. Espera-se, portanto, que este trabalho possa oferecer aos professores uma perspectiva de uso do deste filme com os estudantes.