A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O PNAIC E O CNCA
Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa. Compromisso nacional criança alfabetizada. Matemática.
A formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais é obrigatória e pauta recorrente de encontros, debates e reuniões oficiais para o tratamento de políticas públicas na área da educação. Da mesma forma, a aprendizagem dos estudantes é regularmente monitorada por meio de avaliações em larga escala dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Após a junção dos dados obtidos nestas avaliações, com as médias de desempenho e o fluxo escolar, Municípios, Estados e a União obtêm o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, ferramenta que possibilita a condução das políticas públicas e o monitoramento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre duas políticas públicas de formações continuadas que tem como foco a alfabetização, oferecidas em nível federal aos professores que atuam nos anos iniciais de escolas públicas do país. A primeira delas, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com vigência entre 2012 e 2018, foi considerado uma iniciativa exitosa no cenário nacional, pela quantidade de professores que passaram por formação e a sua duração ao longo dos anos, e a segunda, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA, lançado em 2023, que engloba várias ações e precisa de acompanhamento por ser uma iniciativa recente. Este estudo tem abordagem metodológica do tipo qualitativa, a partir da realização de uma análise documental dos materiais oficiais disponibilizados para a formação destes professores no âmbito destes programas. A pesquisa está sustentada na revisão bibliográfica de obras de Tardif (2014), no que diz respeito à formação profissional, e dos autores Schön, Candau, Huberman, tratando o tema da epistemologia da prática. Com a análise documental foi possível elencar as potencialidades, fraquezas e pontos em comum destes programas no que tange à formação para o ensino da matemática nos anos iniciais. Como produto educacional foi elaborada uma oficina de livre adesão, que tem como público-alvo os professores do município de Nepomuceno, utilizando os materiais disponibilizados pelas duas formações, com o foco no ensino da matemática.