LITERATURA À MARGEM? UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO TEXTO LITERÁRIO NOS JORNAIS LUPA E NOS SEUS CADERNOS PEDAGÓGICOS
Literatura; Jornal Lupa; Caderno Pedagógico; Novo Ensino Médio.
Este trabalho investiga o lugar da literatura nos Jornais Lupa e em seus respectivos Cadernos Pedagógicos, desenvolvidos pela Escola de Formação e de Desenvolvimento Profissional e de Educadores da SEE-MG. Esses materiais, ainda pouco explorados pela pesquisa acadêmica, oferecem uma oportunidade singular para analisar como o texto literário é inserido nas práticas pedagógicas da rede pública mineira. A pesquisa tem como objetivos explorar diferentes perspectivas teóricas sobre o ensino de literatura, examinar a presença e o tratamento do texto literário nas edições dos Jornais Lupa, investigar as abordagens didáticas propostas nos Cadernos Pedagógicos e, por fim, apresentar uma proposta de produto educacional voltada para a formação docente que contribua para a valorização da educação literária no contexto do Novo Ensino Médio. A metodologia adotada é qualitativa, de natureza exploratória, combinando análise documental e bibliográfica, ancorada nos aportes teóricos de autores como Maria Amélia Dalvi e Rildo Cosson, entre outros. Ao articular teoria e prática, o estudo busca não apenas identificar os desafios enfrentados pelo ensino da literatura no Novo Ensino Médio, mas também apresentar caminhos formativos que reafirmem o valor da literatura na formação crítica, estética e cultural dos estudantes.