PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE PROFESSORES INICIANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios, potencialidades e contextos emocionais em turmas de alfabetização
professores iniciantes; alfabetizadores; desenvolvimento profissional, formação docente
Este estudo integra uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras vinculado ao Programa Trilhas do Futuro Educadores da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. A investigação centra-se na experiência de professores que iniciam a docência em turmas de alfabetização assumindo o compromisso de iniciar a docência e alfabetizar. Ao observar o contexto vivenciado pelos professores iniciantes emergiu a necessidade de formalizar uma investigação sobre essa temática: Quais são os dilemas e potencialidades evidenciados no cotidiano dos professores iniciantes e alfabetizadores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental? A pesquisa tem como objetivo geral, analisar as percepções vivenciadas pelos professores iniciantes alfabetizadores que atuam no primeiro e segundo ano do ensino fundamental. Para isso delineia-se os seguintes objetivos específicos: a) Sistematizar os conhecimentos teóricos sobre a formação dos professores iniciantes através da revisão e aprofundamento dos referenciais teóricos. b) Identificar e mapear as principais percepções evidenciadas pelos professores iniciantes. c) Refletir sobre a atuação dos professores nos primeiros anos da docência. d) Divulgar e apresentar os resultados e o produto educacional. Parte do pressuposto que a escola é um local de aprendizagens e de desenvolvimento profissional docente, sendo os primeiros anos marcam a trajetória profissional dos professores. O referencial teórico ancora-se em autores como: Garcia (1999, 2010), Huberman (1992), Nóvoa (2022), Gatti (2017), entre outros. O percurso metodológico fundamenta-se na abordagem qualitativa, de caráter exploratório, tem como instrumento de coleta de dados as narrativas obtidas em um grupo de discussão entre seis professoras iniciantes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal de um munícipio do sudoeste de Minas Gerais. O produto educacional será uma oficina pedagógica concebida como ação de formação continuada específica, destinada a consolidar o desenvolvimento profissional docente de professores em início de carreira. Espera-se que este trabalho contribua para a reflexão crítica, para o aprofundamento teórico sobre o tema e para o fomento de novas pesquisas relacionadas à docência inicial na alfabetização, colaborando, assim, para o fortalecimento da prática pedagógica e da profissionalização docente.