A SÉTIMA ARTE NA SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE O CINEMA E A FORMAÇÃO EDUCACIONAL
Educação. Cinema. Literatura. Formação de professoras e professores.
Essa pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) pretende analisar as contribuições do cinema para a educação e sua relação entre cultura, feminismo e educação. Com base na reflexão sobre a exploração do cinema na sala de aula, propõe uma leitura da narrativa de Louisa May Alcott em seu livro Little Women e da adptação feita por Greta Gerwig lançado em 2019. Temos como objetivo discutir os elementos estéticos e formais da película e como eles são explorados para abordar a desigualdade de gênero, no contexto do século XIX na Europa, mas especificamente a forma como a obra é retrata, em termos de representação, a opressão feminina. Por meio da caracterização dos personagens da narrativa, o filme reconstrói o universo feminino e a luta das mulheres por espaço e reconhecimento, o que permite que a abordagem da história fictícia seja ampliada para a reflexão sobre as minorias sociais representadas por mulheres abastadas do ponto de vista econômico, mas silenciadas do ponto de vista social. No entanto, o potencial do filme extrapola o universo temático por desenvolver uma técnica de linguagem que mescla perspectiva conteudista à artística, o que é revelado pelas escolhas de figurino, trilha sonora e enquadramento de cena, por exemplo. São esses recursos estéticos que podem possibilitar uma leitura da obra fílmica, acentuando-se o que é inerente à formação do leitor do texto cinematográfico, a saber, a identificação de elementos estéticos que singularizam a obra e amplia o potencial crítico do tema, acenando para a relevância de se propor, no cenário da educação atual, possibilidades de ampliação do horizonte formativo, o que inclui a alfabetização visual e a competência para a compreensão da narrativa fílmica.