APRENDIZAGEM INVERTIDA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PARA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA CONVENCIONAL
Aprendizagem invertida; Educação matemática; Metodologias ativas.
A Aprendizagem Invertida – também conhecida, em inglês, como Flipped Classroom – propõe a inversão do ambiente tradicional, muitas vezes com conteúdo fora da sala de aula e atividades ativas realizadas quando dos encontros presenciais. Por via de regra, estudos passivos como leitura de textos e acesso a videoaulas são feitos nos momentos extraclasse, enquanto atividades como resolução de problemas, debates, trabalhos em grupos etc. são realizadas no encontro síncrono – normalmente na sala de aula. Diante disso, o objetivo principal desta pesquisa é investigar a eficácia da Aprendizagem invertida no ensino de Matemática como meio de promover a aprendizagem ativa, o envolvimento e uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos entre os alunos dos anos finais do ensino fundamental. O estudo fundamenta-se em teorias sobre metodologias ativas e a aprendizagem significativa, ressaltando o papel das práticas pedagógicas inovadoras no contexto educacional atual. A literatura sobre metodologias ativas, como a proposta da Aprendizagem Invertida, destaca a necessidade de um ensino adaptado ao perfil dos estudantes do século XXI, promovendo estratégias que engajem ativamente os alunos, especialmente em áreas como a Matemática. A pesquisa está sendo realizada à luz da abordagem qualitativa. Enquanto procedimentos metodológicos, tem-se: observação, diário de campo e entrevistas semiestruturadas. A coleta de dados envolverá, inicialmente, a observação, por meio de visitas in loco, dos processos de ensino-aprendizagem conduzidos por docentes da área de Matemática de uma escola municipal do Sul de Minas Gerais. Nessa etapa, serão realizados registros em um diário de campo. Após isso, serão selecionados professores com vistas a implementar a Aprendizagem Invertida em algumas de suas aulas. Após a elaboração e a aplicação de sequências didáticas envolvendo a metodologia ativa, serão realizadas entrevistas semiestruturadas para avaliar os resultados. A apreciação dos dados qualitativos obtidos se realizará a partir da análise de conteúdo de Bardin. Espera-se que os resultados deste trabalho contribuam para aprimorar a aprendizagem em Matemática. Como parte dos resultados da pesquisa, será proposto um produto educacional em forma de sequência didática que trará aportes teórico-práticos que visem contribuir para a formação continuada dos e das docentes em torno da temática, com vistas a melhorar as práticas de ensino no âmbito da Matemática.