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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA MARQUES
DATA: 16/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Educação digital: práticas de ensino no contexto da cultura digital


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); Cultura digital; Práticas de ensino.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

Esta dissertação investiga como professores das escolas municipais de um município do interior do Sul de Minas Gerais adaptam suas práticas de ensino para atender às necessidades de crianças nascidas na era digital. O estudo é motivado pela presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e seu impacto na educação. As questões centrais da pesquisa incluem a adaptação das práticas pedagógicas, o uso das TDIC e o potencial impacto na aprendizagem dos alunos. A pesquisa explora as hipóteses: Crianças nascidas na era digital preferem métodos de ensino que utilizam tecnologias digitais; Professores ainda utilizam métodos tradicionais de ensino; O uso de tecnologia digital nas práticas de ensino é limitado; A integração significativa das TDIC pode melhorar a aprendizagem. Este estudo tem como objetivo principal analisar possíveis mudanças, tendo em vista as especificidades de crianças nascidas na cultura digital, nas práticas de ensino de professores de escolas municipais, que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e seus objetivos específicos são definir as principais características do perfil geracional de crianças que nasceram em meio à cultura digital; Investigar possíveis implicações positivas e negativas do uso da tecnologia digital no processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental; Analisar mudanças, nas práticas de ensino de professores do ensino fundamental, tendo em vista as especificidades de crianças que nasceram em meio à cultura digital; Propor, por meio de sequência didática, alternativas viáveis para integrar as tecnologias digitais de forma crítica, significativa e efetiva no processo ensino aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia envolve uma pesquisa qualitativa exploratória, com questionários virtuais e entrevistas semiestruturadas com professores, e análise dos dados coletados para entender as práticas atuais e propor melhorias. A pesquisa visa explorar as percepções dos docentes sobre as práticas de ensino no contexto da cultura digital, identificando suas necessidades específicas. Os resultados esperados incluem identificar discrepâncias entre as práticas atuais e as necessidades dos alunos e com o intuito de desenvolver uma sequência didática que integre as TDIC de maneira crítica e eficaz, promovendo uma educação alinhada com a cultura digital.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUCIANE PENTEADO CHAQUIME - IFSP (Membro)
Interno - LETICIA MENDONCA LOPES RIBEIRO (Membro)
Interno - CARLOS BETLINSKI (Suplente)
Externo à Instituição - CAMILA DIAS DE OLIVEIRA SESTITO - UTFPR (Suplente)
Presidente - BRAIAN GARRITO VELOSO (Membro)
Notícia cadastrada em: 30/05/2025 12:32
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