Desafios no uso da tecnologia digital como ferramenta no processo de alfabetização e letramento de uma escola pública
Tecnologias digitais; Alfabetização e Letramento; Anos Inicias do Ensino Fundamental.
O advento e a expansão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm trazido uma série de implicações para a sociedade. Dentre as mudanças, cita-se aquelas que afetam diretamente os processos educacionais. As crianças de hoje, inseridas no que chamamos de cultura digital, possuem outras formas de ver e perceber o mundo, o que se relaciona com as práticas de alfabetização e letramento. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os principais desafios e adversidades no uso de tecnologias digitais enquanto recurso didático para o processo de alfabetização e letramento de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Sul de Minas Gerais. Quanto à metodologia de pesquisa, o estudo parte da abordagem qualitativa de caráter exploratório. Em se tratando de procedimentos metodológicos, utilizar-se-á: revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e observação não participante. Na investigação, buscar-se-á pesquisar sobre a rotina do professor quanto à preparação da aula, como acontece seu planejamento diante das ferramentas existentes e inexistentes no seu ambiente de trabalho, suas percepções sobre as metodologias baseadas na alfabetização e letramento com uso da tecnologia digital e suas tendências, identificando ainda os desafios na prática com as tecnologias digitais. Assim, espera-se atingir objetivo principal, tornando possível construir uma proposta workshop, como produto educacional, que contribua para os docentes e especialistas da educação básica que atuam nos processos de alfabetização e letramento das aulas nos anos iniciais.