Leitura literária; produção escrita; retextualização, compreensão leitora.
Esta pesquisa se efetiva com base na compreensão de que a leitura e a produção textual perpassam as diferentes áreas do conhecimento, que compõem o processo de aprendizagem. Nesse sentido, entende-se que as estratégias pedagógicas podem visar a compreensão da linguagem escrita e integrá-las em práticas de leitura e produção de texto, como elemento fundamental, para o desenvolvimento eficaz das habilidades linguísticas dos alunos. Para isso, questiona-se: Como as atividades de leitura literária podem estimular às atividades de produção de texto de forma a potencializar a compreensão de leitura?Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo investigar as práticas de produção de textos, a partir da leitura literária, com ações de recontos orais e de retextualização, pautadas na sequência básica proposta por Rildo Cosson (2006), com uma turma do 3. ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa e análise reflexiva, que utiliza estratégias de observação e atividades de leitura literária e produção de textos. Para tal, as atividades, foram baseadas em 05 livros de literatura infantil, de autoria de Ruth Rocha. Para tanto, a pesquisa se pauta nos estudos de Soares (2004) sobre letramento, Cosson (2006) com a concepção de letramento literário, Marcuschi (2010) sobre oralidade e escrita. Goulart (2016) e Cardoso (2002) sobre a produção escrita, entre outros teóricos para fundamentar a pesquisa. Ancorados nesse aporte teórico serão elucidadas as questões sobre escrita, produção escrita, letramento literário. As atividades aplicadas e coletadas com os participantes servirão como dados de análise para validar as hipóteses abordadas. Assim, como produto educacional, elaborou-se um caderno pedagógico que documentará as etapas da pesquisa, as propostas elaboradas e os textos produzidos pelos alunos.