INVESTIGANDO A IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS
Políticas públicas; Prática docente; Educação em tempo integral; Desafios na implementação.
As políticas públicas elaboradas para o Programa de Educação em Tempo Integral de Minas Gerais, em consonância com as leis federais, têm a intencionalidade de promover uma formação integral dos estudantes em todos os seus aspectos, seja cognitivo, social e emocional. Em vista disto, esta dissertação teve por objetivo investigar, a partir das percepções de professores, de gestores e por meio de consulta a documentos orientadores, a política pública de educação integral, buscando compreender como estava sua implementação e como era vivenciada em algumas escolas de ensino médio, de uma Superintendência Regional de Ensino, localizada no sul de Minas Gerais. Como objetivos específicos a proposta é analisar a Educação Integral sob a perspectiva dos órgãos normativos e diretivos, tais como, o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), além de responder às questões: Como era executada a prática docente nos componentes integradores, da parte diversificada, os quais ele assume para complementação de seu cargo? E, diante dos desafios enfrentados por algumas escolas dessa Regional, especificamente quanto a matrícula, a permanência e formação dos estudantes, o que estava sendo feito? Visto que, a justificativa para a realização da pesquisa era a necessidade de compreender como essa política vinha sendo aplicada nestas escolas e identificar estratégias que pudessem melhorar sua eficácia. Diante disso, como metodologia foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, de autores como José Carlos Libâneo e Vitor Henrique Paro e outros; uma pesquisa documental de legislações que constituem o programa, como a Lei 14.640/2023 e as Resoluções e documentos Orientadores de Minas Gerais destinados à normatização da educação integral, desde 2018 e também uma pesquisa de campo, por meio de formulários, aplicados a professores e gestores e análises de relatórios do I Ciclo de Acompanhamento Formativo 2024 de quatro escolas jurisdicionadas à Superintendência Regional de Ensino, para entender como veem a educação em tempo integral. Espera-se que os resultados deste trabalho, após a conclusão da pesquisa, auxiliem na melhoria da implementação integral, na qualidade da oferta, na redução da evasão e na promoção do desenvolvimento integral dos estudantes. Também como contribuição apresenta-se o produto educacional realizado, sendo os registros do Encontro Formativo, organizado com Palestra, Rodas de Conversa e Estudos de Caso, ofertado aos especialistas e diretores destas escolas. Isto posto, considera-se que esta pesquisa poderá ter implicações significativas para a área da educação integral, também no âmbito estadual, uma vez que poderá ser documento de análise e estudo sobre a implementação das políticas de educação em tempo integral e seus desafios em um contexto regional específico, mas não exclusivo.