Fundamentos filosóficos para o ofício docente e a superação do niilismo.
Trabalho docente; Niilismo; Ressentimento; Etética.
Esta pesquisa aborda o tema da educação básica brasileira na contemporaneidade com foco no trabalho docente. Tomamos a realidade do cotidiano educacional vivenciado pelos professores da educação básica e os vários desafios presentes na profissão que impedem o avanço e modificações no contexto de sala de aula a fim de superar tais desafios. A pesquisa foi conduzida utilizando uma metodologia que combinou a hermenêutica e procedimentos da pesquisa bibliográfica ao qual foram analisados textos originais de Friedrich Nietzsche e alguns comentadores brasileiros. A parte bibliográfica contextualiza as questões teóricas que fundamentam perspectivas do trabalho docente, o niilismo e a estética educacional. A hermenêutica nos possibilitou realizar algumas inferências a partir da análise dos textos e a relação com o ofício docente. O primeiro artigo, intitulado “fundamentos filosóficos de nietzsche para o ofício docente: a superação do niilismo”, teve por objetivo diagnosticar comportamentos e ações que remetem a uma condição niilista no trabalho docente e propor fundamentos estéticos nietzschianos para a formação e orientação das práticas pedagógicas. O segundo artigo, denominado “o trabalho docente na perspectiva estética nietzschiana”, teve por propósito apontar alguns fundamentos do pensamento trágico para o exercício da profissão e apresentar algumas perspectivas de transvaloração dos valores no trabalho docente. O produto educacional cujo título é “a fotografia como espaço de representação e de saber” é constituído por um ensaio fotográfico, onde as imagens vão figurar como ferramenta técnica e tecnológica que possibilitam a construção do conhecimento por meio da criação estética da imagem, e que proporcionarão uma análise crítica e percepções sobre o trabalho docente no contexto educacional e nas atividades do ofício docente. A pesquisa possibilitou investigar se existe a presença do niilismo no contexto educacional e qual sua relação com a formação para a profissão docente. Diante desses apontamentos temos como hipótese que, sobre o olhar nietzschiano existe a presença do niilismo no cotidiano educacional identificados pelos sintomas: a descrença na profissão, desesperança de melhorias nas condições de trabalho, os baixos salários, falta de estrutura física, cansaço dos profissionais que precisam investir na própria formação para a melhoria da qualidade do seu trabalho, a formação deficitária dos estudantes visando a aceleração dos processos e formar para o trabalho, falta de autonomia dos professores em sala de aula, o controle do currículo e forças externas que controlam o seu trabalho e entre tantas outras circunstâncias que fazem parte de um discurso dos profissionais da educação básica brasileira. Além disso, se faz necessário pensar o currículo e a formação para professores como um campo de possibilidades de potencialização do próprio trabalho docente e de melhoria na qualidade da educação básica.