HISTÓRIAS E DESCOBERTAS: A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA
educação infantil; protagonismo infantil; práticas pedagógicas; formação de professores.
Este trabalho tem como foco a perspectiva Reggio Emília, a qual fomenta uma educação democrática e participativa. A escuta das crianças, das famílias e da comunidade no processo educativo, fortalece os princípios de cidadania e participação social, contribuindo à formação de indivíduos conscientes de seus direitos e responsabilidades. Sendo assim, em meio a todas essas questões entrelaçadas, emergiu o problema deste estudo: Como as múltiplas linguagens, defendidas por Reggio Emilia, dialogam com o universo da leitura de livros de literatura infantil nas escolas da rede pública municipal? Como as professoras organizam sua prática cm livros literários com crianças da pré-escola? De igual modo, a nossa investigação visa analisar as práticas linguagem, especificamente, de leitura de livros de literatrua infantil desenvolvidas pelas professoras da Educação Infantil de modo a verificar quais ações dialogam com os coneitos propostos pela Abordagem Reggio Emilia. Serão utilizados como principais aportes os autores que estabelecem um diálogo entre os fundamentos teóricos que sustentam a importância dos elementos da abordagem de Reggio Emilia, centrada em uma educação que promove a autonomia da criança para traçar seus próprios caminhos de aprendizagem. Dentre esses autores estão Malaguzzi (1999), Fochi (s.d.), Horn (2004), Katz (1999), Gandini e Forman (1999), Rinaldi (2012), Formosinho (2013) e Fortunato (2017). O Produto Educacional, denominado a “A Leitura como Linguagem na Educação Infantil: Um Olhar pela Abordagem Reggio Emilia ", trata-se de uma oficina que busca propiciar reflexões acerca das práticas pedagógicas na educação infantil.