A PEDAGOGIA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÕES PEDAGÓGICAS COM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE NO ENSINO BÁSICO
Educação Física, Pedagogia Crítica, Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade, Práticas Pedagógicas, Formação de Professoras e Professores.
Essa dissertação de mestrado propõe uma investigação abrangente das práticas pedagógicas que abarcam os fundamentos da educação, do corpo e da cultura, considerando diferentes perspectivas filosóficas e científicas. O objetivo central é compreender como essas dimensões influenciam e são influenciadas pelos processos educativos na Educação Física no Ensino Básico. A pesquisa dará ênfase especial às relações pedagógicas com adolescentes em situação de vulnerabilidade, analisando e interpretando de que maneira as práticas pedagógicas na Educação Física podem ser ressignificadas para melhor atender suas necessidades e como essas adaptações impactam o desenvolvimento integral desses estudantes. Ao explorar uma pedagogia crítica, a pesquisa visa dar visibilidade ao fenômeno estudado, evidenciando suas particularidades, complexidades e implicações no contexto educacional. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratório- descritiva, será conduzida por meio de revisão bibliográfica, focando nas práticas pedagógicas da Educação Física e suas relações com adolescentes vulneráveis. A obtenção de dados se dará pela seleção e análise crítica de fontes acadêmicas relevantes, com ênfase nas dimensões estéticas, éticas, políticas e epistemológicas. A análise permitirá identificar padrões e temas recorrentes, contribuindo para a compreensão e aprimoramento de uma Educação Física mais significativa.