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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA SILVA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA SILVA ARAUJO
DATA: 24/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

OS SUJEITOS QUE PRODUZEM O COTIDIANO DA ESCOLA E OS PROCESSOS DE DISCIPLINAMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Relações de poder; Disciplinamento; Normatização.


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação
RESUMO:

Pretendeu-se, nesta investigação, analisar os sujeitos que produzem o cotidiano escolar e
entender como se dá os processos de disciplinamento. Partindo-se desta premissa, esta dissertação
adota como objetivo geral: analisar o comportamento de estudantes no contexto das relação de poder
dentro da escola. Objetivos específicos: Identificar os sujeitos das instituições escolares, detectar a
incidência de subjetivização dentro da escola, identificar os principais atores desta prática, alargar as
margens do entendimento sobre a temática. Para tal, esta pesquisa, organizou-se por meio da
produção de dois artigos e um produto educacional. O primeiro artigo é constituído por uma pesquisa
bibliográfica, onde é realizada uma discussão ancorada nas obras de Foucault, oferecendo valiosos
insights sobre os processos de subjetivação, permitindo uma análise mais abrangente e rica das
dinâmicas de poder no ambiente escola. O segundo artigo é constituído de pesquisa qualitativa de
cunho exploratório, com coleta de dados em três escolas do Sul de Minas Gerais. Para tal, foi
aplicado um questionário contendo vinte questões estruturadas. Participaram 60 alunos de três
escolas estaduais do Sul de Minas Gerais, totalizando 20 alunos por escola, onde foi realizada uma
discussão que buscou compreender e identificar os processos de disciplinamento existentes nas
instituições escolares. Para o tratamento dos resultados recorreremos às regras apresentadas por
Bardin. Dentro desta analítica, detalhamos as relações existentes nas referidas escolas, pontuando e
descrevendo os dispositivos e constitutivos de subjetividades. Esta pesquisa se justifica, pela
necessidade de entender como se comportam e se relacionam os sujeitos que compõe escola (alunos,
professores, supervisão e direção) a as relações entre eles, buscando discussões, para a percepção de
sua importância para relações nos processos de socialização do saber, valores éticos e políticos aos
nossos jovens. Na terceira parte, propomos um produto educacional, em que é apresentada uma
proposta de formação para equipe pedagógica escolar, baseada na concepção foucaultiana de cuidado
de si, voltada para docentes, especialistas e gestores escolares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
de cunho interpretativista, que visa entender a essência do mundo escolar e do seu cotidiano pela
perspectiva dos seus participantes, embasada nos resultados da pesquisa empírica. Apresenta-se uma
proposta de formação, que visa contribuir metodologicamente na proposição de critérios analíticos
voltados para construção de um material de formação para equipe pedagógica, objetivando estudar as
relações entre sujeito e verdade entrelaçando a teoria e a prática paradoxal, com objeto de estudos
sobre o poder, referentes à ética e aos modos de subjetivação. A falta de formação relacionada a
esta temática , muitas vezes gera reprodução social, que causa preconceito de classe; gênero, relação
de opressão e autoritarismo. Estas são, portanto, reflexões que perpassam o desenvolvimento deste
trabalho. Espera-se que este material venha a contribuir para a construção de concepções no contexto
escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - NEIDE APARECIDA MARINHO - UFF (Suplente)
Externo ao Programa - DALVA DE SOUZA LOBO - DPE/FAELCH (Suplente)
Presidente - CARLOS BETLINSKI (Membro)
Externo à Instituição - ALLAN DA SILVA COELHO - USF (Membro)
Externo ao Programa - ALEXANDRE FILORDI DE CARVALHO - DED/FAELCH (Membro)
Notícia cadastrada em: 01/06/2025 21:24
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