RESSENTIMENTO E TRANSVALORAÇÃO DE VALORES NO TRABALHO DOCENTE
Ressentimento; Transvaloração de valores; Racionalidade técnica; Racionalidade estética.
Este relatório de pesquisa tem como tema: “Ressentimento e transvaloração de valores no trabalho docente” ele aborda uma investigação sobre os conceitos nietzschianos de ressentimento e transvaloração de valores aplicados no trabalho docente. O foco da pesquisa é fazer uma interpretação do trabalho docente na contemporaneidade, a partir dos pressupostos teóricos de Friedrich Nietzsche, compreender como que atualmente esse trabalho é realizado em um contexto marcado pela racionalidade técnica e o ascetismo neoliberal. Nesse sentido, o problema geral de investigação, é identificar o ressentimento no trabalho docente, e problematizar como a realidade vivida pelos professores contribuem para essa condição fisiopsicológica?E como a transvaloração de valores pode ser uma proposta no trabalho docente. Nessa ótica, o objetivo geral da pesquisa é interpretar o trabalho docente na perspectiva dos conceitos nietzschianos de ressentimento e transvaloração de valores.E como objetivo específicos: (a) compreender os conceitos de ressentimento e transvaloração de valores em Nietzsche. (b)diagnósticar e analisar o ressentimento e a transvaloração de valores no trabalho docente.(c) discutir os processos pedagógicos que envolvem a racionalidade técnica e a racionalidade estética. Assim, a pesquisa foi dividida em dois artigos que dialogam entre si. O primeiro artigo, trata da profissão docente na perspectiva do ressentimento e da racionalidade técnica instrumental, de modo que busca-se compreender a seguinte questão: como o ressentimento se manifesta no trabalho docente? Para isso, nosso objetivo geral da pesquisa é diagnosticar e interpretar o ressentimento no trabalho docente. Assim definimos como objetivos específicos da pesquisa: (a) conceituar ressentimento em Nietzsche e compreender como ele fez o diagnóstico do adoecimento da cultura ocidental;(b) diagnosticar os sintomas do ressentimento no trabalho docente, a partir do pensamento nietzschiano; (c) relacionar os valores da racionalidade técnica e do ascetismo neoliberal com o trabalho docente, e como contribuem para gerar o ressentimento. A pesquisa foi conduzida a partir de uma abordagem qualitativa a partir de uma proposta metodológica de revisão bibliográfica, fundamentada nas obras de Nietzsche: Genealogia da moral (2019), O Crepúsculo do Ídolos (2001), e seus comentadores, Faustino (2013), Araldi (1998,2013). No segundo artigo, intitulado Trabalho docente: entre o ressentimento e a racionalidade estética. Sob esse viés, vamos procurar interpretar o trabalho docente a partir do conceito nietzschiano de transvaloração de valores e racionalidade estética. Para isso, elencamos os seguintes objetivos específicos: (a) apresentar a concepção de professor para Nietzsche;(b) relacionar os valores da racionalidade estética e o trabalho docente;(c) Apontar fundamentos estéticos como possíveis estratégias/ linhas de fuga à racionalidade técnica do trabalho docente. Na terceira parte, que tem como tema Concepções nietzschianas de ressentimento e transvaloração de valores aplicadas ao trabalho docente. Aborda O professor como criador de valores e a racionalidade estética. Que professor sou eu? Constitui de um curso de formação, que tem como proposta um produto educacional, que constitui uma proposta de apresentação dos fundamentos filosóficos do trabalho docente em Nietzsche. De modo que através de um curso de formação, trataremos do ressentimento e a transvaloração de valores do trabalho docente na perspectiva estética, discutindo e explorando estudo de caso que ilustram a temática desenvolvida