Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA MARIA FERREIRA DE SOUZA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA MARIA FERREIRA DE SOUZA OLIVEIRA
DATA: 25/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: ON LINE
TÍTULO:

HISTÓRIAS E DESCOBERTAS: A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA


PALAVRAS-CHAVES:

educação infantil; protagonismo infantil; práticas pedagógicas; formação de professores.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Este trabalho tem como foco a perspectiva Reggio Emília, a qual fomenta uma educação democrática e participativa. A escuta das crianças, das famílias e da comunidade no processo educativo, fortalece os princípios de cidadania e participação social, contribuindo à formação de indivíduos conscientes de seus direitos e responsabilidades. Sendo assim, em meio a todas essas questões entrelaçadas, emergiu o problema deste estudo:  Como as múltiplas linguagens, defendidas por Reggio Emilia, dialogam com o universo da leitura de livros de literatura infantil nas escolas da rede pública municipal? Como as professoras organizam sua prática cm livros literários com crianças da pré-escola? De igual modo, a nossa investigação visa  analisar as práticas  linguagem, especificamente, de leitura de livros de literatrua infantil desenvolvidas pelas professoras da Educação Infantil de modo a verificar quais ações dialogam com os coneitos propostos pela Abordagem Reggio Emilia. Serão utilizados como principais aportes os autores que estabelecem um diálogo entre os fundamentos teóricos que sustentam a importância dos elementos da abordagem de Reggio Emilia, centrada em uma educação que promove a autonomia da criança para traçar seus próprios caminhos de aprendizagem. Dentre esses autores estão Malaguzzi (1999), Fochi (s.d.), Horn (2004), Katz (1999), Gandini e Forman (1999), Rinaldi (2012), Formosinho (2013) e Fortunato (2017). O Produto Educacional,  denominado a  “A Leitura como Linguagem na Educação Infantil: Um Olhar pela Abordagem Reggio Emilia ", trata-se de uma oficina que busca propiciar reflexões acerca das práticas pedagógicas na educação infantil.  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CAROLINA FARIA ALVARENGA (Membro)
Externo à Instituição - ELIANE VIANEY DE CARVALHO - UNILAVRAS (Membro)
Externo à Instituição - FERNANDA PEDROSA COUTINHO MARQUES - UFMG (Suplente)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Suplente)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Notícia cadastrada em: 02/06/2025 15:38
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 06/07/2025 07:15