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Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIO CÉSAR DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÚLIO CÉSAR DA SILVA
DATA: 10/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/imf-iozd-wbx
TÍTULO:

Educação Física inclusiva no contexto escolar rural: aplicabilidade nas escolas do campo de uma superintendência regional de Minas Gerais


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física; inclusão; deficiência.


PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

A Educação Física inclusiva nas escolas do campo enfrenta percalços únicos, devido à limitação de recursos e estruturas que são disponibilizados, mas ainda assim é um componente curricular que promove a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta as seguintes questões que a norteiam: De que maneira o processo de inclusão de alunos com deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial está ocorrendo nas aulas práticas de Educação Física em escolas do campo pertencentes a uma Superintendência Regional em Minas Gerais? Secundariamente, quais as estratégias metodológicas desenvolvidas pelos docentes para a inclusão discente? O presente trabalho, de caráter qualitativo, tem como objetivo principal explorar as estratégias metodológicas e práticas adotadas por professores de Educação Física na inclusão de alunos com deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial em escolas do campo pertencentes a SRE/Muriaé, Zona da Mata de Minas Gerais e possui como objetivos específicos: a) identificar o perfil profissional e as experiências dos professores de Educação Física com alunos com deficiência; b) analisar as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores para a inclusão desses alunos; e por fim, c) compreender as percepções dos professores sobre a inclusão e aceitação social de alunos com deficiência na comunidade escolar. Metodologicamente, serão utilizados nesta pesquisa observação, questionários e entrevistas, abordando questões sobre o perfil dos professores, estratégias metodológicas para inclusão, e percepções sobre acessibilidade e aceitação social de alunos com deficiência. O estudo visa provocar reflexão e possível reconstrução das práticas docentes, com base nos dados coletados. Os dados qualitativos serão analisados por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), permitindo a identificação de categorias e subcategorias emergentes. Essa abordagem fornecerá uma compreensão aprofundada das práticas inclusivas e percepções dos professores, visando identificar boas práticas, desafios e sugerir melhorias na formação continuada para inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Espera-se que a análise contribua para a compreensão e aprimoramento da inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em escolas do campo. Como produto educacional, será confeccionado um ebook visando a disseminação da pesquisa, visto que o material produzido apresenta uma proposta com o objetivo de melhorar processos de ensino e aprendizagem, focando em práticas pedagógicas e aliado às tecnologias. Os resultados serão inseridos após a conclusão da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA (Membro)
Externo à Instituição - LUCAS GUEDES VILAS BOAS - CEFET/MG (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)
Externo à Instituição - JOÃO PEDRO GOES LOPES - USP (Suplente)
Interno - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS (Membro)
Notícia cadastrada em: 02/06/2025 21:55
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