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Banca de QUALIFICAÇÃO: JULYÊ APARECIDA DOS SANTOS ANUNCIAÇÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULYÊ APARECIDA DOS SANTOS ANUNCIAÇÃO
DATA: 09/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/hbf-jfrz-pqs
TÍTULO:

As políticas educacionais de inclusão na prática da Educação Física escolar e as perspectivas da valorização e/ou marginalização das diferenças


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo; educação física; políticas de inclusão; pessoas com deficiência.


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

Não é possível pensar a educação sem pensar a sociedade. E diante de um mundo alicerçado por valores tão cambiantes, idealizar a formação do indivíduo e definir o papel da educação no processo de inclusão é algo desafiador. A inquietação que impulsiona esta pesquisa nos conduzirá a conhecer o Projeto Político Pedagógico das  escolas pesquisadas - com seus avanços e limitações, analisar se as propostas educacionais garantem a igualdade com equidade do ensino e da aprendizagem, compreender as atitudes e valores que corroboram ou não para a efetivação do direito dos(as) estudantes com deficiência a uma educação de qualidade. A pesquisa tem como objetivo geral verificar a aplicabilidade das políticas educacionais de inclusão nas aulas de Educação Física de três escolas estaduais, localizadas na região noroeste, da cidade Belo Horizonte e suas implicações quanto à valorização e/ou marginalização das diferenças. Os objetivos específicos compreendem: a) verificar a compreensão da importância da inclusão pelos(as) professores(as) de Educação Física; b) identificar os recursos de acessibilidade utilizados pelos(as) professores(as); c) elencar as estratégias pedagógicas inclusivas aplicadas nas aulas de Educação Física; d) analisar os avanços e desafios da aplicabilidade da Política de Inclusão nas aulas de Educação Física; e) delinear os impactos da aplicabilidade e compreensão da política de inclusão nas aulas de Educação Física. Configura-se portanto uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e exploratória, com procedimentos direcionados para o estudo de casos. O quadro teórico tem como referência principal na inclusão as obras de: Maria Teresa Égler Mantoan e Pedro Angelo Pagni; nas abordagens sobre currículo as obras de: Tomaz Tadeu da Silva, Alice Casimiro Lopes, Elizabeth Macedo e Alfredo Veiga-Neto; nas discussões sobre política curricular as obras de: Stephen J. Ball e Thomas S. Popkewitz. A coleta de dados abrange a realização de entrevista, baseada em um questionário semiestruturado, com os(as) professores(as) de Educação Física que compõem o corpo docente das escolas que integram o recorte territorial da pesquisa. As respostas obtidas serão compiladas em tabelas, gráficos, quadros comparativos, escrita descritiva e qualificados em 5 categorias nas quais a interpretação e a discussão dos dados obtidos serão realizadas, tendo como contraponto a legislação vigente e as pesquisas recentes sobre o assunto. Como proposta de devolutiva para a sociedade será criado um produto educacional que contribua com a formação continuada dos(as) professores(as) de Educação Física por meio de um ebook. Com os resultados estima-se contribuir com o aprofundamento das discussões acadêmicas, provocar novas investigações e propor estratégias pedagógicas pautadas na inclusão, pluralidade, diversidade e aceitação de vidas.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA (Membro)
Externo à Instituição - MILENA PEDRO DE MORAIS - UFT (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Externo ao Programa - ALEX SOUSA PEREIRA - DEF/FCS (Suplente)
Notícia cadastrada em: 02/06/2025 21:56
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