OS IMPACTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS SINTOMAS COMPORTAMENTAIS DE CRIANÇAS COM TDAH: Um Estudo nos Anos Iniciais de uma Escola Particular do Sul de Minas Gerais
Educação Física; TDAH; Dopamina.
Os anos iniciais de uma criança são considerados como o período de maior transformação cerebral o qual é também assinalado por constantes alterações biológicas e com relevantes aquisições nos domínios motor, afetivo-social e cognitivo. Este estudo qualitativo busca investigar o impacto que a prática da Educação Física causa nos sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças dos anos iniciais de uma escola particular no sul de Minas Gerais. Para tanto, far-se-á uma revisão bibliográfica seguida de uma coleta de dados mediante a entrevistas semiestruturada de docentes regentes como forma de promover uma interação direta e recíproca entre pesquisador e entrevistado, o que permitirá uma obtenção de informações rigorosas e detalhadas, tendo como foco as observações de professores regentes sobre o comportamento dos alunos diagnosticados com TDAH em dias de aula de Educação Física. Os resultados deverão apresentar se a prática de Educação Física nos anos iniciais manifesta algum impacto na gestão dos sintomas de TDAH e se interfere no comportamento e na concentração das crianças diagnosticadas com este transtorno.