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Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLITON PINTO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLITON PINTO DOS SANTOS
DATA: 23/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A TEMÁTICA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO PNLD 2024-2027 DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS DOIS LIVROS DIDÁTICOS MAIS ADOTADOS PELAS ESCOLAS DO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Lei 11.645/2008, temática indígena, formação de professores, livros didáticos.



PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO:

Após mais de quinze anos da promulgação da lei que torna obrigatório o ensino da História e da cultura dos povos indígenas na educação básica, ainda não é possível afirmar que esse objetivo foi plenamente atingido. Além disso, acreditamos que os livros didáticos ofertados pelo Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático — PNLD —, têm fundamental importância para contemplar essa demanda, já que estes ainda são um dos principais suportes pedagógicos de apoio às professoras e professores da educação básica. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de analisar se a temática indígena está presente nas três obras didáticas de História mais escolhidas pelas escolas do país através do PNLD 2024 aos anos finais dos ensino fundamental — e se esta temática está sendo apresentada nestes livros de forma que contribua efetivamente para a concreta implantação desta temática, além  de orientar corretamente os professores, para que estes possam evitar representações distorcidas e/ou errôneas com relação aos povos originários, como homogeneização, subalternização e estereotipização. Em um primeiro momento será realizada uma pesquisa documental sobre a lei 11.645/2008 e suas implicações jurídico-pedagógicas, o edital do PNLD 2024 e também as diretrizes jurídicas e as especificidades que orientam a habilitação das obras neste edital, além do próprio programa. A segunda etapa, de pesquisa bibliográfica, irá analisar os estudos de pesquisas anteriores sobre os LD — livros didáticos —, como Mantovani (2009) e também sobre a temática indígena nos LD, como nas pesquisas de Silva e Grupioni (1995), Gobbi (2006), Palhares (2012) e Bergamaschi (2014), além de também analisar se a temática indígena está presente de forma responsável e de acordo com os princípios de respeito, diversidade, interculturalidade e direitos que devem nortear a efetivação da temática indígena em dois LD de História. As obras didáticas selecionadas pertencem a duas grandes editoras que comumente estão entre as editoras com os maiores volumes de produção e valor de contratos com o Fundo Nacional de Educação através do PNLD entre 2010 e 2017 (Kubota, 2018), são elas: FTD e Scipione. Esta pesquisa irá se desenvolver no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e, após os resultados obtidos com a pesquisa, temos como pretensão a elaboração de uma cartilha, que terá como finalidade auxiliar os professores com relação à temática indígena em futuros momentos de escolha de obras didáticas oferecidas pelo PNLD.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - LETICIA MENDONCA LOPES RIBEIRO (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)
Externo à Instituição - GREGORY LUIS ROLIM ROSA - UFF (Suplente)
Presidente - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS (Membro)
Externo à Instituição - BRUNO FERREIRA KAINGANG - UFRGS (Membro)
Notícia cadastrada em: 05/06/2025 20:35
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