Leitura de videoanimação: dimensões multissemióticas e produção de sentidos
Palavras-chave: formação de professores; leitura; multimodalidade; videoanimação;
habilidades de leitura.
Esta pesquisa investiga o processo de ensino e de aprendizagem do gênero videoanimação,
mais especificamente as habilidades de leitura relacionadas à compreensão/interpretação
desse gênero, tendo em vista a necessidade de um estudo mais sistematizado sobre os modos
de organização e de funcionamento dos textos multissemióticos presentes na
contemporaneidade. Para tal, é requerida uma abordagem teórico-metodológica que dê conta
da complexidade inerente a essas produções, ou seja, uma perspectiva que abarque dimensões
linguísticas, semióticas e discursivas. Nessa direção, elege-se como questão norteadora o
seguinte problema de pesquisa: de que modo podem ser exploradas as habilidades de leitura
no trabalho com o gênero videoanimação? Parte-se do pressuposto de que a leitura é um
fenômeno interativo de se (re)construir, negociar e questionar sentidos possíveis aos textos e
discursos, por meio de uma postura responsiva ativa-crítica/do questionamento (Rojo, 2004;
Gomes, 2017). Assim, a presente proposta delineia como objetivo geral analisar as
potencialidades do gênero videoanimação para o aperfeiçoamento das habilidades de leitura
referentes ao componente curricular de Língua Portuguesa. Para tal, propõe-se como objetivos
específicos: a) realizar um levantamento de habilidades de leitura propostas por documentos
oficiais que se articulam com o trabalho com os textos multissemióticos em sala de aula (Base
Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018) (anos finais do Ensino Fundamental II) e
Matriz de Referência de Língua Portuguesa/Linguagens do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas (Inep/Saeb, 2022); b) desenvolver uma apuração de habilidades de leitura propostas
por autores que versam sobre a temática; c) realizar um levantamento de pesquisas que tratam
sobre a leitura de videoanimações em sala de aula; e d) propor uma análise teórico-
metodológica sobre o gênero videoanimação. Com vistas à consecução dos objetivos
propostos pelo presente estudo, este trabalho apresenta o seguinte desenho metodológico: a)
pesquisa bibliográfica; b) pesquisa documental; e c) pesquisa aplicada. Este estudo apresenta
natureza qualitativa, de cunho exploratório e orientação interpretativista (Moita Lopes, 1996;
2006). Como base teórica, pauta-se nos pressupostos da Pedagogia dos Multiletramentos
(Rojo, 2009; 2012), na concepção sociointeracionista/discursiva da leitura (Coracini, 1995;
2005) e nas discussões sobre a leitura de videoanimações (Ferreira; Dias; Villarta-Neder,
2019). No que tange à pesquisa documental, são analisados documentos oficiais brasileiros
(BNCC, 2018; Matriz de Referência de Língua Portuguesa/Linguagens (Inep/Saeb, 2022). Em
relação à pesquisa aplicada, a proposta contempla a análise de habilidades de leitura
apresentadas a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, em uma atividade didática,
envolvendo o gênero videoanimação, por meio de um caderno pedagógico (produto
educacional). Para tal, foi utilizada a videoanimação “Maalum” (2021), tomando como
referência os estudos de Lenharo (2016) e Gomes (2017) para a investigação das habilidades
leitoras. Espera-se que a presente pesquisa traga contribuições para a formação de
professores, seja por meio da teorização desenvolvida, seja por meio da proposta de atividades
didáticas que constituem o caderno pedagógico. Conclui-se que o ensino pautado na
perspectiva de habilidades pode propiciar sinalizações relevantes para o encaminhamento das
práticas de leitura de textos multissemióticos.