ENTRE O DOJÔ E A UNIVERSIDADE: A LUTA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Lutas; Artes Marciais; Currículo; Formação inicial; Educação Física.
Esta pesquisa tem como tema o ensino das lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate (LAMEC) na formação inicial dos graduandos em Educação Física (EF). Entretanto, o ensino de LAMEC na educação básica nas aulas de Educação Física escolar (EFE), ainda encontra resistências por um número expressivo de professores da área. Os quais argumentam sobre a impossibilidade da aplicação do conteúdo no ambiente escolar, alegando inúmeros motivos para a ausência do tópico, sendo um deles a falta de disciplinas que abordem o tema na formação inicial. Mediante a este fato, observa-se que os professores possuem uma formação inicial deficiente neste campo de atuação, comprometendo o ensino curricular do tema na educação básica. Portanto, a questão central deste estudo é as matrizes curriculares dos cursos de graduação em EF contemplam o conteúdo LAMEC? Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo identificar e caracterizar as disciplinas que contemplam o conteúdo nos cursos de EF. Tendo como objetivos específicos: a) compreender como a formação inicial em EF pode ser um espaço de disseminação para o conteúdo LAMEC; b) analisar a razão pela qual os cursos de graduação em EF não contemplam ou contemplam parcialmente o conteúdo LAMEC; c) concluir quais cursos em EF apresenta o conteúdo LAMEC; d) construir situação de aprendizagem sobre o tema LAMEC, para discentes da formação inicial do curso de EF. Metodologicamente, realizamos uma investigação de cunho qualitativo, em que utilizamos a análise documental para obtenção dos dados, sendo estes obtidos através da matriz curricular de cursos de EF em instituições de ensino superior (IES) pública federal do estado de Minas Gerais. O embasamento teórico deste estudo têm por fundamento os autores Antunes (2009), Avelar-Rosa, Figueiredo e Gomes (2013), Carreiro (2017), Junior e Drigo (2001), Trusz e Nunes (2007), Rufino e Darido (2015) e demais autores. Os principais resultados encontrados por este estudo demonstram [em construção] do tópico na matriz curricular dos cursos de graduação em EF. Sinalizando [em construção]. O desenvolvimento do conteúdo nas aulas de EFE traz a possibilidade de uma reflexão profunda dentro da cultura corporal estabelecida por diferentes culturas nos mais variados olhares, permitindo uma nova compreensão por parte do professor e dos alunos que poderão apropriar-se e ressignificar as práticas corporais e filosóficas há muito tempo utilizadas por diferentes culturas. Assim apresentamos novas possibilidades para uma formação inicial de professores que possibilite uma construção pedagógica para desenvolvimento da temática nas aulas da educação básica. Como produto educacional será realizado construção de situação de aprendizagem no modo oficina, tendo por fundamento os jogos de combate os quais possibilitam desenvolver diferentes conceitos do tema. Trabalhando uma visão de formação de sujeito, autônomo, consciente e crítico possibilitando experimentação por parte dos futuros professores dos conteúdos relacionados à temática deste estudo.