A EDUCAÇÃO E O CURRÍCULO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Currículo; Disputas de Poder; Políticas Educacionais; Reforma do Ensino Médio; BNCC; Formação de Professoras e Professores
O presente trabalho é uma busca no entendimento das formas políticas do Novo Ensino Médio, que cria um novo currículo nas escolas brasileiras. Currículo esse que demonstra uma série de fatores nos quais se constituem a própria escola em funcionamento, mostrando as determinações e subjetividades que existem dentro dela. A relação dialética entre escola e sociedade expressa sinteticamente no currículo é analisada aqui com base nas disputas de poder que marcaram a sociedade brasileira ao longo do tempo, que tem relação direta entre as dinâmicas da luta de classe e de como ela se expressa em um governo ou movimento e que resulta em um modelo de educação. A MP 746/2016 apresenta um novo currículo para o ensino médio e as correntes políticas e dinâmicas sociais nas quais ela surge são aqui um foco de análise, na tentativa de entender suas construções e objetivos e, além disso, como é organizada para dentro de sala de aula. No último capítulo há uma proposta de curso de formação para professores que busca instrumentalizá-los para que possam ter uma atuação crítica em torno das práticas pedagógicas e do próprio currículo.