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Banca de QUALIFICAÇÃO: ULISSES CAROLINO PIMENTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ULISSES CAROLINO PIMENTA
DATA: 03/07/2025
HORA: 18:00
LOCAL: Google Meet - sala virtual
TÍTULO:

O PLANO DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DO SUL DE MINAS GERAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Plano de Recomposição das Aprendizagens. Políticas Educacionais. Educação Pós Pandemia. Formação de Professores


PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O Brasil e o planeta Terra como um todo, viveram durante o ano de 2020, uma das maiores pandemias já conhecidas pela humanidade: a síndrome respiratória aguda, causada pelo coronavírus. Esta síndrome deixou diversas sequelas no ser humano e, no tocante à educação, causou uma considerável lacuna na aprendizagem dos estudantes. Para enfrentar estas lacunas ocasionadas pelo período pandêmico, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE-MG implantou, em 2023, o Núcleo de Gestão Pedagógica Central – NGPC – e o Núcleo de Gestão Pedagógica Regional – NGPR. O objetivo da criação destes Núcleos foi colaborar com as escolas estaduais na elaboração do Plano de Recomposição das Aprendizagens – PRA. Este Plano deveria conter as habilidades não trabalhadas no período pandêmico. Desta forma, a presente dissertação tem como objetivo geral investigar os reflexos da implementação do PRA em escolas estaduais jurisdicionadas à uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais, a partir dos resultados obtidos nas avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública – SIMAVE. Como objetivos específicos, pode-se destacar: 1.Descrever os programas de intervenção pedagógica da rede estadual de Minas Gerais nos últimos dez anos; 2.Apresentar o Regime Especial de Atividades Não Presenciais – REANP e o Plano de Estudos Tutorados – PET, respectivamente a estratégia de ensino-aprendizagem e material utilizados durante a pandemia Covid-19; 3.Apresentar a formação do NGPC e NGPR e a implementação do PRA no âmbito de Minas Gerais a partir dos documentos norteadores e legislação específica; 4.Comparar os resultados do SIMAVE, das escolas jurisdicionadas à Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo dos últimos cinco anos, focando no 9º ano do Ensino Fundamental. 5. Elaborar um documento contendo os resultados obtidos neste trabalho de pesquisa e apresentá-lo em reunião com diretores escolares e especialistas em educação básica das escolas envolvidas, por meio de uma reunião no formato Oficina Pedagógica. É fato que a SEE-MG envidou esforços para sanar estas lacunas de aprendizagem, mas, será que esta estratégia teve seu êxito comprovado, tomando por base a aprendizagem do estudante? Este trabalho será desenvolvido a partir do levantamento de dados dos resultados no Portal SIMAVE. O período em questão será de 2018 a 2023 e o ano de escolaridade foco será o 9º ano do Ensino Fundamental. Este trabalho será fundamentado em teorias como a de Tardif e Lessard (2005) sobre o trabalho docente como uma profissão de interações humanas, Lück (2009) que trata das dimensões da gestão escolar e tem como base os estudos de Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) para subsidiar as discussões sobre políticas públicas, estrutura e organização escolar. A pesquisa tem relevância acadêmica e prática, com potencial para informar políticas educacionais e práticas pedagógicas, além de contribuir para a formação inicial e continuada de educadores. Espera-se que todo o esforço despendido pela SEE-MG tenha surtido efeito positivo na aprendizagem dos estudantes mineiros. Os resultados serão inseridos após a conclusão da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Suplente)
Presidente - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Externo ao Programa - ERICA ALVES BARBOSA - DPE/FAELCH (Suplente)
Externo à Instituição - CARLA CONCEIÇÃO DE LIMA - UFVJM (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/06/2025 22:34
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