O PLANO DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DO SUL DE MINAS GERAIS
Plano de Recomposição das Aprendizagens. Políticas Educacionais. Educação Pós Pandemia. Formação de Professores
O Brasil e o planeta Terra como um todo, viveram durante o ano de 2020, uma das maiores pandemias já conhecidas pela humanidade: a síndrome respiratória aguda, causada pelo coronavírus. Esta síndrome deixou diversas sequelas no ser humano e, no tocante à educação, causou uma considerável lacuna na aprendizagem dos estudantes. Para enfrentar estas lacunas ocasionadas pelo período pandêmico, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE-MG implantou, em 2023, o Núcleo de Gestão Pedagógica Central – NGPC – e o Núcleo de Gestão Pedagógica Regional – NGPR. O objetivo da criação destes Núcleos foi colaborar com as escolas estaduais na elaboração do Plano de Recomposição das Aprendizagens – PRA. Este Plano deveria conter as habilidades não trabalhadas no período pandêmico. Desta forma, a presente dissertação tem como objetivo geral investigar os reflexos da implementação do PRA em escolas estaduais jurisdicionadas à uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais, a partir dos resultados obtidos nas avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública – SIMAVE. Como objetivos específicos, pode-se destacar: 1.Descrever os programas de intervenção pedagógica da rede estadual de Minas Gerais nos últimos dez anos; 2.Apresentar o Regime Especial de Atividades Não Presenciais – REANP e o Plano de Estudos Tutorados – PET, respectivamente a estratégia de ensino-aprendizagem e material utilizados durante a pandemia Covid-19; 3.Apresentar a formação do NGPC e NGPR e a implementação do PRA no âmbito de Minas Gerais a partir dos documentos norteadores e legislação específica; 4.Comparar os resultados do SIMAVE, das escolas jurisdicionadas à Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo dos últimos cinco anos, focando no 9º ano do Ensino Fundamental. 5. Elaborar um documento contendo os resultados obtidos neste trabalho de pesquisa e apresentá-lo em reunião com diretores escolares e especialistas em educação básica das escolas envolvidas, por meio de uma reunião no formato Oficina Pedagógica. É fato que a SEE-MG envidou esforços para sanar estas lacunas de aprendizagem, mas, será que esta estratégia teve seu êxito comprovado, tomando por base a aprendizagem do estudante? Este trabalho será desenvolvido a partir do levantamento de dados dos resultados no Portal SIMAVE. O período em questão será de 2018 a 2023 e o ano de escolaridade foco será o 9º ano do Ensino Fundamental. Este trabalho será fundamentado em teorias como a de Tardif e Lessard (2005) sobre o trabalho docente como uma profissão de interações humanas, Lück (2009) que trata das dimensões da gestão escolar e tem como base os estudos de Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) para subsidiar as discussões sobre políticas públicas, estrutura e organização escolar. A pesquisa tem relevância acadêmica e prática, com potencial para informar políticas educacionais e práticas pedagógicas, além de contribuir para a formação inicial e continuada de educadores. Espera-se que todo o esforço despendido pela SEE-MG tenha surtido efeito positivo na aprendizagem dos estudantes mineiros. Os resultados serão inseridos após a conclusão da pesquisa.