O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE UMA ESCOLA ACOLHEDORA
Acolhimento estudantil. Gestão democrática. Indicadores. Paulo Freire. Martin Buber.
Em um contexto de relações líquidas e superficiais, agravado pela pandemia da COVID-19, desponta no ambiente escolar, um desafio fundamental para a promoção de aprendizagens significativas: trabalhar a temática do acolhimento nas escolas. Nesta perspectiva, buscou-se nesta dissertação evidenciar o papel da gestão escolar na construção de uma escola acolhedora na percepção dos estudantes. Sabe-se que o bom desempenho da gestão escolar é fundamental para criar um ambiente educacional acolhedor, impactando positivamente todos os atores nela envolvidos. Sua relevância é garantida pela Constituição Federal (CF), pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pelo Plano Nacional de Educação (PNE) que asseguram a gestão democrática como elemento vital para a democratização do ensino. Diante disso, esta dissertação busca investigar como estudantes da rede pública do Estado de Minas Gerais, percebem a gestão escolar na construção de uma escola acolhedora, destacando boas práticas, áreas de melhoria e desafios encontrados. Os objetivos específicos incluem: descrever as mudanças percebidas nestas escolas em relação ao acolhimento no que tange as ações da gestão escolar; revisar os trabalhos publicados sobre o tema; analisar a percepção dos estudantes sobre o papel da gestão escolar na promoção de uma escola acolhedora e elaborar como produto educacional um guia de boas práticas e projetos para auxiliar o trabalho da gestão escolar na construção de indicadores de acolhimento no espaço escolar. Uma escola acolhedora valoriza o bem-estar dos estudantes, promovendo comprometimento, participação e sucesso educacional. A percepção dos estudantes pode colaborar para aprimorar o trabalho da gestão, tornando o ambiente mais democrático, seguro e inclusivo. A gestão escolar envolve toda a equipe, não apenas o diretor, e deve acolher a diversidade e promover a equidade entre todos os seus integrantes. A filosofia do "Eu-Tu" de Martin Buber (2017) e a pedagogia da autonomia de Paulo Freire (2023), que enfatiza o acolhimento e o diálogo, são aplicáveis neste contexto e serão referenciais teórico de alicerce desta dissertação. Ambos destacam a importância das relações interpessoais autênticas para o crescimento pessoal e a transformação social. A escola pública, deve neste sentido, proporcionar uma educação de qualidade, promover igualdade, valorizar as singularidades e preparar os estudantes para a cidadania e o trabalho.