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Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA MARA DE FARIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETÍCIA MARA DE FARIA
DATA: 27/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: IMPACTOS DE ESTRATÉGIAS DE INDUÇÃO DOCENTE NO EXERCÍCIO DE PROFESSORES INICIANTES


PALAVRAS-CHAVES:

Indução Docente; Formação de Professoras e Professores; Desenvolvimento Profissional.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

Os primeiros anos da docência mostram-se desafiadores para o professor iniciante em muitos aspectos. Entre os principais desafios está a falta de experiência nas mais diversas atribuições, como o processo de ensino-aprendizagem, a gestão da sala de aula, o conhecimento da rotina e o ambiente escolar, a conformidade entre a teoria e a prática, entre outros desafios que perpassam o fazer pedagógico. Esses desafios trazem à tona o tema Indução Docente, em síntese, este se refere ao apoio, acompanhamento e colaboração para o desenvolvimento profissional do professor principiante. As dificuldades enfrentadas pelo professor em inserção profissional podem acarretar consequências negativas em múltiplas demandas docentes e discentes. Diante disso, este trabalho objetiva investigar a relevância de iniciativas e programas de Indução Profissional Docente para o bom êxito da inserção profissional de professores. Entre os objetivos específicos estão: analisar iniciativas de indução docente e quais as suas características; verificar quais são os desafios enfrentados por professores em início de carreira; identificar como programas de indução docente podem impactar o processo de inserção profissional de docentes iniciantes, alterar suas práticas e afetar a permanência docente; e explorar políticas públicas de indução docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se dedica a discussões sobre Formação Docente, Políticas Públicas e estratégias de Indução Docente, apoiando-se nos estudos de Carlos Marcelo e Denise Vaillant, em diálogo com outros autores que complementam a discussão teórica. Espera-se, com a pesquisa, levantar informações que possam relacionar Indução Docente, seus impactos no processo de ensino-aprendizagem, aperfeiçoamento didático-pedagógico, permanência na profissão docente, entre outras dimensões vinculadas ao tema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA - CEFET/MG (Membro)
Externo à Instituição - LUCAS GUEDES VILAS BOAS - CEFET/MG (Suplente)
Interno - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS (Membro)
Interno - CLAUDIO LUCIO MENDES (Suplente)
Externo à Instituição - CIRLÉIA PEREIRA BARBOSA - IFMG (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/06/2025 22:36
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