A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: IMPACTOS DE ESTRATÉGIAS DE INDUÇÃO DOCENTE NO EXERCÍCIO DE PROFESSORES INICIANTES
Indução Docente; Formação de Professoras e Professores; Desenvolvimento Profissional.
Os primeiros anos da docência mostram-se desafiadores para o professor iniciante em muitos aspectos. Entre os principais desafios está a falta de experiência nas mais diversas atribuições, como o processo de ensino-aprendizagem, a gestão da sala de aula, o conhecimento da rotina e o ambiente escolar, a conformidade entre a teoria e a prática, entre outros desafios que perpassam o fazer pedagógico. Esses desafios trazem à tona o tema Indução Docente, em síntese, este se refere ao apoio, acompanhamento e colaboração para o desenvolvimento profissional do professor principiante. As dificuldades enfrentadas pelo professor em inserção profissional podem acarretar consequências negativas em múltiplas demandas docentes e discentes. Diante disso, este trabalho objetiva investigar a relevância de iniciativas e programas de Indução Profissional Docente para o bom êxito da inserção profissional de professores. Entre os objetivos específicos estão: analisar iniciativas de indução docente e quais as suas características; verificar quais são os desafios enfrentados por professores em início de carreira; identificar como programas de indução docente podem impactar o processo de inserção profissional de docentes iniciantes, alterar suas práticas e afetar a permanência docente; e explorar políticas públicas de indução docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se dedica a discussões sobre Formação Docente, Políticas Públicas e estratégias de Indução Docente, apoiando-se nos estudos de Carlos Marcelo e Denise Vaillant, em diálogo com outros autores que complementam a discussão teórica. Espera-se, com a pesquisa, levantar informações que possam relacionar Indução Docente, seus impactos no processo de ensino-aprendizagem, aperfeiçoamento didático-pedagógico, permanência na profissão docente, entre outras dimensões vinculadas ao tema.