O tratamento dado à leitura de textos digitais nos cadernos Mapa voltados ao ensino médio em tempo integral em Minas Gerais
Ensino Médio em Tempo Integral; leitura; multimodalidade; meme; formação de professores.
Considerando a necessidade de ampliação da efetividade das propostas de ensino relacionadas ao contexto do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), o presente trabalho tem como objetivo principal analisar materiais didáticos relacionados às práticas de leitura de textos multissemióticos nesse contexto de ensino. Para a organização da proposta da pesquisa, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa documental. Além disso, foi produzido um produto educacional. A pesquisa bibliográfica é constituída por discussão acerca das concepções de leitura, dos multiletramentos e das especificidades da leitura em contextos digitais. A documental é constituída por uma análise do planejamento proposto pelos Cadernos MAPA - Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagens (2024), desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, direcionados aos alunos do Ensino Médio, da rede pública como alternativa para a complementação no processo de ensino e aprendizagem das aulas. Para tal, foram selecionadas 3 (três) edições, sendo analisadas as seções destinadas ao ensino de língua portuguesa. No contexto da pesquisa bibliográfica, é realizada uma discussão acerca das características do gênero meme e das contribuições desse gênero para o ensino da leitura. Na parte documental, é proposta uma análise do tratamento dado ao gênero meme pelas SD destinadas ao EMTI. Por meio da pesquisa empreendida, foi possível constatar que os Cadernos Mapa apresentam um alinhamento aos pressupostos dos multiletramentos e da multimodalidade, uma vez que as competências, objetos de conhecimento e habilidades são articulados às dimensões da diversidade cultural e da multiplicidade semiótica. No entanto, as atividades propostas carecem de uma exploração mais aprofundada dessas dimensões. Considerando a relevância da leitura de textos multissemióticos, da problematização de questões sociais e o tratamento ético das informações, foi proposto um produto educacional, que contempla a leitura do gênero meme. O produto educacional, produzido sob o formato de um artigo, é constituído por uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e uma sequência didática. A partir da elaboração do produto educacional buscou-se, a partir do artigo proposto, propiciar um espaço de formação teórica sobre o gênero meme e de reflexão sobre o trabalho com a leitura, na perspectiva da multimodalidade. Desse modo, o trabalho realizado pode contribuir para a construção de um referencial teórico sobre o trabalho com a leitura de textos multissemióticos, de modo especial, para o trabalho com memes em sala de aula.