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Banca de DEFESA: JOÃO BOSCO DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO BOSCO DE ALMEIDA
DATA: 27/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/gsj-nvec-bxd
TÍTULO:

Promovendo o Ensino por Investigação nos anos iniciais por meio de um curso para professores de Ciências


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização Científica. Ensino por Investigação. Ciências da Natureza. Ensino Fundamental. Diários de Atividades.


PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa abordou sobre o ensino por investigação como meio para promoção da alfabetização científica, com foco na disciplina de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental I. A combinação de ensino por investigação e alfabetização científica é também destacada na literatura científica contemporânea como sugestão para o desenvolvimento de pensamentos críticos-reflexivos e para a construção de conhecimentos. A compreensão de como o ensino por investigação vem acontecendo é primordial para pesquisadores, estudiosos e profissionais envolvidos na Educação Básica. Este trabalho visou promover uma prática docente mais informada, preparada e inovada, beneficiando indiretamente os – incidindo ai justificativa social da pesquisa. O objetivo geral foi evidenciar o ensino por investigação como promotor da alfabetização científica nas salas de aula do Ensino Fundamental I de uma escola pública de um município mineiro, junto à percepção de professores formados continuadamente. Para tanto, enquanto caminho metodológico, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa-ação colaborativa junto a dez professores participantes (embasados por Miguel Angel Zabalza), que passaram por um curso de formação continuada. A formação se em momentos teóricos e práticos, síncronos e assíncronos, nos quais os professores voluntários foram convidados à desenvolver o ensino por investigação com a aplicação de sequencias didática em suas salas de aula e, consequentemente, a registrar toda a prática em diários de atividades a partir de um modelo fornecido. Os dados coletados foram descritos e interpretados em conjunto com uma seleção bibliográfica-literária clássica e contemporânea (como Anna Maria Pessoa de Carvalho e Lúcia Helena Sasseron, dentre outros) e documental relacionada (como a Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de Ciências por Investigação). Constou-se que compete ao professor de Ciências da Natureza trabalhar a sala de aula como um espaço de transformação, exercitando a reflexão crítica (ou seja, para alfabetização científica), e que para isto, demanda-se por formação continuada da docência, pois sua formação inicial é generalista nas áreas do conhecimento. E que quando formado, a sua utilização do ensino por investigação conduz os estudantes a se apropriarem do conhecimento de maneira diferente do ensino considerado como tradicional, como protagonistas de suas descobertas mediante: identificação de uma situação problema; levantamento de hipóteses; motivação e interação; coleta de dados; análise de dados; argumentação; sistematização dos conhecimentos. Apurou-se por meio de indicadores avaliados (seriação de informações, organização de informações, classificação de informações, raciocínio lógico, raciocínio proporcional, levantamento de hipóteses, teste de hipóteses, justificativa, previsão, explicação) que habilidades de percepção, instrumentais, de pensamento, de construção conceitual, de construção metodológica de construção social e metacognitivas foram desenvolvidas. Estas habilidades são inerentes ao processo de alfabetização científica.  Concluiu-se que o ensino de Ciências por investigação, quando mediado por professores formados continuadamente, é promotor do desenvolvimento de habilidades que levam os estudantes ao alcance da alfabetização científica. Além disso, como resultado da pesquisa desenvolvida, desenvolveu-se um guia formativo para a docência (produto educacional, na condição de qualificador e multiplicador), sobre como realizar a alfabetização científica por meio do ensino por investigação, com temas relacionados às Ciências da Natureza, nas salas de aula do Ensino Fundamental I.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Suplente)
Externo à Instituição - FREDERICO AUGUSTO TOTI - UNIFAL (Membro)
Presidente - FABIO MARINELI (Membro)
Externo à Instituição - ARTUR JUSTINIANO ROBERTO JUNIOR - UNIFAL (Suplente)
Externo ao Programa - ANTONIO MARCELO MARTINS MACIEL - DFM/ICET (Membro)
Notícia cadastrada em: 16/06/2025 10:57
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