“Eles não estão aptos”: auxiliando o desenvolvimento do letramento crítico nos anos iniciais
Letramento crítico; ensino-aprendizagem; Círculo de Bakhtin
Partimos, neste trabalho, do que temos mais recente, que teve uma comoção mundial para nos perguntar diante disto: qual o papel do professor no que tange a autonomia dos leitores em ler e compreender uma informação? Como que nesse caso o leitor pode estar preparado para questionar, verificar, concordar com as informações que chegam até ele? “O conhecimento e a informação estão disponíveis a um clique, de forma instantânea, sem trabalho algum, a velocidade da circulação dessas informações é impressionante” (Faustino, 2020, p. 7). Diante disto, o que o professor necessita para fornecer auxílio aos alunos para lidarem com tantas informações e saber interpretar de maneira seletiva em todo o material que tem acesso? Iniciamos o trabalho com essas indagações e vamos buscar responder a estas perguntas durante nossas pesquisas e explanações. Buscaremos, então, respostas às perguntas acima com o apoio de uma pesquisa bibliográfica, elencando os principais conceitos sobre leitura, letramento, baseando-nos em uma perspectiva enunciativa-discursiva. Recorremos também a análises de livros didáticos atuais, buscando compreender como é realizada as interpretações de textos com os alunos do ciclo de alfabetização. A partir daí, elencar possibilidades que possam contribuir para o papel do docente em auxiliar o desenvolvimento crítico dos leitores em construção.