Estratégias metodológicas para o trabalho com videoanimações em sala de aula
Multiletramentos. Estratégias de leitura. Videoanimações. Sequência didática.
Considerando a natureza multissemiótica dos textos em expansão na sociedade atual, e a demanda do trabalho dos professores com esses textos no contexto escolar, as questões que orientam esta pesquisa são: a) Quais estratégias metodológicas são recomendadas por pesquisadores para o trabalho com a leitura do gênero videoanimação em sala de aula? b) De que modo as dimensões linguísticas, semióticas e discursivas podem ser contempladas em uma sequência didática voltada para o trabalho com o gênero videoanimação em sala de aula? c) Quais são as potencialidades formativas do processo de produção de uma sequência didática para o trabalho com a leitura de videoanimações no 8º ano do Ensino Fundamental II? Para responder tais questionamentos, a presente pesquisa tem por objetivo inventariar estratégias metodológicas voltadas para o ensino de leitura do gênero videoanimação em sala de aula. Para alcançar o objetivo proposto foram analisadas questões ligadas à Teoria da Multimodalidade (Krees, VanLeeuwen, 2006), à Pedagogia dos Multiletramentos (Rojo,2012) e às estratégias de leitura (Solé, 1998). Além da pesquisa teórica, o presente trabalho traz como produto educacional um caderno pedagógico com sequências didáticas voltadas para as estratégias de leitura com videoanimações em sala de aula, com vistas à uma articulação entre teoria e prática. A pesquisa traz uma abordagem qualitativa de cunho interpretativista que contempla a dimensão social da leitura e o seu ensino.