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Banca de QUALIFICAÇÃO: GENUINA TEIXEIRA DOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENUINA TEIXEIRA DOS REIS
DATA: 08/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

AÇO NAS ALMAS: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS–EJA NO VALE DO AÇO E NO VALE DO RIO DOCE


PALAVRAS-CHAVES:

 formação docente; educação de jovens e adultos; produto educacional.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Educação elege como objeto de estudo a Educação de Jovens e Adultos – EJA, tendo em vista a necessidade de repensar as formações docentes iniciais e continuadas para o trabalho com essa modalidade de ensino e seus impactos no contexto escolar presentes na contemporaneidade. Assim, o problema de pesquisa que permeia este estudo parte da seguinte questão: como as licenciaturas no Vale do Aço e no Vale do Rio Doce preparam futuros docentes para atuarem na Educação de Jovens e Adultos - EJA? Neste contexto, o objetivo geralque norteia a proposição consiste em: Investigar a estrutura curricular e os desdobramentos da formação inicial e continuada dos docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), analisando de que maneira esses processos formativos podem influenciar suas práticas pedagógicas e sua atuação diante dos desafios inerentes a essa modalidade de ensino. Além disso, busca-se compreender as estratégias pedagógicas adotadas para o acolhimento e a prevenção da evasão escolar, identificando suas potencialidades e limitações no contexto da EJA e como objetivos específicos: a) Investigar como os cursos de licenciatura preparam os docentes em formação para atuarem na Educação de Jovens e Adultos – EJA, a partir dos das matrizes curriculares como documentos; b) Analisar de que maneira(s) a formação docente pode influenciar as práticas pedagógicas para o trabalho com a Educação de Jovens e Adultos – EJA; c) Compreender as estratégias adotadas para minimizar a evasão escolar e analisá-las à luz da literatura (Freire,[1968]2023, [1997]2023)); d) Produzir uma temporada de podcast relatando as experiências e memórias formativas de estudantes egressos da EJA como produto educacional. Essa proposta é balizada na concepção de educação que incentiva a autonomia e a liberdade, formulações que conferem o arcabouço teórico de Paulo Freire. Além disso, considera-se a articulação com artigos relacionados à temática para o embasamento bibliográfico. Como base teórica, a pesquisa pauta-se nos pressupostos das obras de Paulo Freire ([1968]2023, [1997]2023), Haddad (2019), entre outros. No que tange à pesquisa documental, serão analisadas as matrizes curriculares das licenciaturas -, dados do MEC/e-MEC, documentos legisladores da EJA, documentos oficiais brasileiros como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 2018), Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos /Decreto nº 12.048 de 05 de junho de 2024(Brasil,2024), Plano Nacional da Educação - PNE (2014-2024), Parecer CNE/CEB Nº3/2025. Espera-se que a presente pesquisa traga contribuições para a formação docente, uma vez que, delimitada por um referencial teórico, seja por meio da teorização desenvolvida, seja por meio da análise dos dados obtidos na pesquisa documental, subsidiará as práticas metodológicas para o trabalho com a Educação de Jovens e Adultos – EJA, partindo do pressuposto da necessidade de formação inicial e continuada dos professores e da escuta dos estudantes egressos da EJA que de acordo com Paulo Freire([1968]2023, [1997]2023), podem compartilhar com protagonismo e autonomia suas impressões reais sobre a formação na EJA para a construção de um podcast como produto educacional, pois poderá compartilhar com para o docente o que foi aprendido de acordo com Freire ([1997]2023) “no espaço-tempo da escola” elucidando lacunas do processo ensino aprendizagem.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIANA BARBOSA DE SOUZA - IFRS (Suplente)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)
Externo à Instituição - JULIANA DE ANDRADE SANTIAGO - ND (Membro)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Presidente - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS (Membro)
Notícia cadastrada em: 20/06/2025 10:23
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