Desafios e contribuições da supervisão do PIBID: relatos de experiências de egressos do programa
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID); formação inicial docente; supervisão do PIBID; egressos.
Esta pesquisa investiga o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado em escolas públicas em parceria com instituições de ensino superior, visando contribuir para a melhoria da formação inicial docente no curso de Pedagogia. A formação docente no Brasil tem sido alvo de discussões há bastante tempo e se constitui um campo em disputa, o que dificulta chegar a um consenso. Além disso, o Brasil é um país com realidades muito distintas e com problemas escolares como o acesso, a permanência e a conclusão de escolaridade com qualidade. A problemática central desta pesquisa aborda como as ações desenvolvidas no PIBID contribuíram para a formação inicial no curso de licenciatura em Pedagogia e colaboraram para o início da carreira docente. O objetivo geral é investigar como a atuação da supervisão do PIBID de Pedagogia, desenvolvido em uma universidade federal do sul de Minas Gerais, contribuiu para a formação inicial dos egressos do programa. Os objetivos específicos deste estudo são: identificar como ocorreu a implementação, a orientação e os encaminhamentos dos objetivos do PIBID nas escolas parceiras do programa; compreender, na percepção dos egressos do PIBID, dificuldades e desafios enfrentados no desenvolvimento do programa; explicitar ações formativas desenvolvidas no âmbito do programa que potencializaram a iniciação à docência; e construir, a partir dos resultados da pesquisa, um produto educacional que ofereça subsídios para a atuação da supervisão do PIBID. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, sendo realizada revisão bibliográfica, análise documental e trabalho de campo, desenvolvido por meio da coleta de dados via aplicação de questionários aos egressos das edições do PIBID de Pedagogia de 2020/2022 e 2022/2024, entrevistas semiestruturadas com egressos, supervisores e coordenadores de área do PIBID. A análise dos dados será realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin, permitindo uma interpretação aprofundada das experiências e percepções dos participantes. Espera-se que os resultados forneçam uma compreensão sobre o funcionamento das ações do PIBID e o papel formador dos supervisores e coordenadores de área, a fim de propor, como produto educacional, recomendações para aprimorar a atuação da supervisão e do PIBID nas escolas públicas.