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Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DAS GRAÇAS DE ARAÚJO LISBOA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA DAS GRAÇAS DE ARAÚJO LISBOA
DATA: 18/07/2025
HORA: 10:00
LOCAL: google meet - online
TÍTULO:

Patrimônio Cultural e Educação: uma abordagem nos contextos comunitário e escolar


PALAVRAS-CHAVES:

Patrimônio e educação; pesquisa participante; pedagogia do patrimônio.


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas
RESUMO:

As concepções sobre o conceito de patrimônio cultural têm se tornado mais amplas abarcando a valorização das memórias das classes populares, dos marginalizados e das minorias sociais. Alinhada às mudanças conceituais em voga, a presente pesquisa aborda o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural local, tendo como objeto de estudo dois bens ligados ao patrimônio cultural de Betim/MG: o Núcleo Histórico do Assentamento Dois de Julho e a Folia de Reis de Santo Afonso, ambos localizados na zona rural periférica da cidade. A pesquisa tem como objetivo compreender os processos formativos comunitários e propor uma abordagem educacional que possibilite a valorização dos patrimônios material e imaterial local. A investigação dos processos de transmissão cultural e das relações dessas comunidades com seu patrimônio acontecem de forma plurissignificativa no contexto sociocomunitário, in loco, por meio do envolvimento direto e indireto de alunos, ex-alunos e pais de uma escola de Betim que possui ligação com os bens culturais supracitados, buscando a construção participativa, coletiva e crítica em prol da consciência em relação ao patrimônio, valorização e resgate da memória local. Para tal, o processo de investigação adotou, além da pesquisa bibliográfica e documental, as metodologias da pesquisa participante e da observação participante nas perspectivas dos aportes teóricos da pedagogia de Paulo Freire e da antropologia sociocultural de Carlos Brandão, valendo-se ainda de instrumentos como os Círculos Populares de Cultura, questionários estruturados e notas de campo. Espera-se que os resultados da observação e da pesquisa participante evidenciem como a cultura vernacular e o patrimônio local é percebido e vivenciado pela comunidade, gerando subsídios para uma pedagogia do patrimônio centrada na memória local. Os resultados esperados desta pesquisa visam também fomentar políticas de preservação e salvaguarda na cidade, e contribuir com a formação docente e da comunidade de forma crítica, por meio de um guia pedagógico que associe a educação patrimonial, a memória e patrimônio locais. O produto educacional proposto trata-se de um Guia interdisciplinar de Círculos Populares de Cultura com temas geradores voltados para o campo do patrimônio. Essa abordagem busca superar a dicotomia entre saberes escolares e comunitários, propondo estratégias de reconhecimento e valorização do patrimônio e, sobretudo, a integração entre patrimônio local e o ambiente escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - TIAGO ZANQUÊTA DE SOUZA - UNIUBE (Membro)
Externo à Instituição - Simone Scifoni - USP (Suplente)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Interno - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS (Suplente)
Notícia cadastrada em: 02/07/2025 22:34
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