Patrimônio Cultural e Educação: uma abordagem nos contextos comunitário e escolar
Patrimônio e educação; pesquisa participante; pedagogia do patrimônio.
As concepções sobre o conceito de patrimônio cultural têm se tornado mais amplas abarcando a valorização das memórias das classes populares, dos marginalizados e das minorias sociais. Alinhada às mudanças conceituais em voga, a presente pesquisa aborda o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural local, tendo como objeto de estudo dois bens ligados ao patrimônio cultural de Betim/MG: o Núcleo Histórico do Assentamento Dois de Julho e a Folia de Reis de Santo Afonso, ambos localizados na zona rural periférica da cidade. A pesquisa tem como objetivo compreender os processos formativos comunitários e propor uma abordagem educacional que possibilite a valorização dos patrimônios material e imaterial local. A investigação dos processos de transmissão cultural e das relações dessas comunidades com seu patrimônio acontecem de forma plurissignificativa no contexto sociocomunitário, in loco, por meio do envolvimento direto e indireto de alunos, ex-alunos e pais de uma escola de Betim que possui ligação com os bens culturais supracitados, buscando a construção participativa, coletiva e crítica em prol da consciência em relação ao patrimônio, valorização e resgate da memória local. Para tal, o processo de investigação adotou, além da pesquisa bibliográfica e documental, as metodologias da pesquisa participante e da observação participante nas perspectivas dos aportes teóricos da pedagogia de Paulo Freire e da antropologia sociocultural de Carlos Brandão, valendo-se ainda de instrumentos como os Círculos Populares de Cultura, questionários estruturados e notas de campo. Espera-se que os resultados da observação e da pesquisa participante evidenciem como a cultura vernacular e o patrimônio local é percebido e vivenciado pela comunidade, gerando subsídios para uma pedagogia do patrimônio centrada na memória local. Os resultados esperados desta pesquisa visam também fomentar políticas de preservação e salvaguarda na cidade, e contribuir com a formação docente e da comunidade de forma crítica, por meio de um guia pedagógico que associe a educação patrimonial, a memória e patrimônio locais. O produto educacional proposto trata-se de um Guia interdisciplinar de Círculos Populares de Cultura com temas geradores voltados para o campo do patrimônio. Essa abordagem busca superar a dicotomia entre saberes escolares e comunitários, propondo estratégias de reconhecimento e valorização do patrimônio e, sobretudo, a integração entre patrimônio local e o ambiente escolar.