Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA CARDOSO DE SOUZA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA CARDOSO DE SOUZA BARBOSA
DATA: 17/07/2025
HORA: 10:00
LOCAL: google meet - online
TÍTULO:

Participação das Famílias na Escola e a Atuação da Gestão Escolar: contribuições a partir da análise de pesquisas acadêmicas


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão democrática; participação familiar; formação de professores; pesquisa bibliográfica.


PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO:

A gestão democrática nas escolas tem sido influenciada pelas novas realidades e desafios decorrentes das mudanças políticas, sociais e econômicas no Brasil nas últimas décadas. Este estudo investiga como a atuação democrática da gestão escolar pode contribuir para uma maior participação das famílias na escola, com o objetivo de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e fomentar um ambiente educacional mais colaborativo. A pesquisa busca identificar e analisar os principais desafios e potencialidades nas relações entre família e escola, conforme sinalizado em teses e dissertações publicadas entre 2000 e 2025. O aporte teórico é baseado em autores como José Carlos Libâneo, Heloísa Lück e Vitor Henrique Paro. A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e análise de conteúdo, fundamentada nos estudos de Bardin e Franco. O corpus analítico se constituiu a partir das produções acadêmicas levantadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo selecionadas 38 pesquisas. Os resultados preliminares indicam que a participação ativa da família na vida escolar tem um impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos. Além disso, a comunicação eficaz entre a escola e a família é essencial para promover o engajamento dos pais nas atividades educacionais. Estratégias de apoio, especialmente para famílias em situações de vulnerabilidade, são fundamentais para fortalecer o vínculo com a escola. Como produto educacional desta pesquisa de Mestrado Profissional, será elaborada uma cartilha orientadora para a implementação de estratégias de envolvimento familiar, com a finalidade de servir como referencial para superar o afastamento familiar e fortalecer essa relação no cotidiano escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - WESLEY SILVA - UNIFAL (Suplente)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - CRISTIANE MACHADO - UNICAMP (Membro)
Interno - BETHANIA BITTENCOURT COSTA E SILVA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 02/07/2025 22:34
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 06/07/2025 06:54