A EDUCAÇÃO BÁSICA EM CUBA PÓS-REVOLUÇÃO DE 1959
Sistema educacional cubano. Revolução Cubana. Educação Socialista. Formação de Professores.
O presente estudo aborda os antecedentes históricos da Revolução Cubana de 1959 e a sua importância no contexto latino-americano e mundial. Não foi apenas a mudança de um regime para outro, mas uma alteração decisiva na vida dos cubanos, reverberando em boa parte do cenário mundial. A revolução ocorre em pleno período de Guerra Fria e a instauração de uma república socialista tão próxima ao maior ícone capitalista no mundo. A questão problema que norteará essa pesquisa é como a educação básica em Cuba pode contribuir com a educação básica brasileira? Para responder a essa questão estabelecemos como objetivo geral entender a organização da educação cubana. Como desdobramentos da investigação apresentamos os seguintes objetivos específicos: a) fazer o levantamento das produções acadêmicas sobre a educação básica em Cuba pós-revolução de 1959; b) divulgar produto educacional emergido desta pesquisa, oportunizando alternativas metodológicas para as práticas docentes. Como referencial teórico, para lastrear essa pesquisa, tomaremos como base os seguintes autores: Eric Nepomuceno, com a obra: Cuba: novas anotações sobre uma Revolução; Emir Sader, com a obra: A Revolução Cubana; Florestan Fernandes, com a obra: Da Guerrilha ao Socialismo: A Revolução Cubana; e Frei Betto, em cotejamento com outras pesquisas acadêmicas sobre a temática. Metodologicamente, o estudo parte da abordagem qualitativa, valendo-se de uma revisão bibliográfica, por meio de análise de artigos, livros e documentos que abordem o sistema educacional básico em Cuba pós-revolução de 1959. A partir da pesquisa realizada, constatamos que após a Revolução, o sistema educacional foi tratado como prioridade e alcançou excelentes resultados. A justificativa para se trabalhar com o tema é a necessidade de compreender, historicamente, o significado da Revolução Cubana e seus desdobramentos com relação a adoção de políticas consideradas mais efetivas para a população em geral, como assegurar acesso às necessidades básicas como a saúde, segurança e educação. A relevância da pesquisa se dá pelo fato de Cuba ostentar um dos sistemas educacionais mais potentes da América-Latina.